COIMBRA,14 de Junho de 2024

Primeira fase da reabilitação do Centro de Desportos Náuticos já está concluída

21 de Julho 2023 Rádio Regional do Centro: Primeira fase da reabilitação do Centro de Desportos Náuticos já está concluída

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC)  assinalou hoje, dia 21 de Julho, a conclusão da 1.ª fase da obra de reabilitação dos Pavilhões do Centro Municipal de Desportos Náuticos, com uma visita ao espaço situado na margem esquerda do Parque Verde do Mondego. A intervenção visou recuperar os pavilhões que, fruto dos danos provocados pela tempestade Leslie, se encontravam em elevado estado de degradação. A visita contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora dos Edifícios e Equipamentos Municipais, Ana Bastos, e do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes.

A obra de reabilitação dos pavilhões do Centro Municipal de Desportos Náutico foi consignada a 29 de Novembro do ano passado à empresa Civibérica – Obras Civis, SA, com base no projecto do gabinete MVCC – Arquitectos, Lda. A intervenção, orçada no total de cerca de 350 mil euros (já com o valor do projecto), compreendeu as obras de recuperação da cobertura e fachada dos pavilhões que se encontravam em elevado estado de degradação exterior devido a danos no material de revestimento provocados pela tempestade Leslie. Esta deterioração teve impacto não apenas nas fachadas, incluindo as caixilharias existentes de madeira, mas também no interior dos edifícios onde eram já visíveis algumas infiltrações.

Os principais objectivos da intervenção passaram por solucionar os problemas acima identificados, adequar o programa de cada pavilhão às actuais necessidades dos utilizadores e dotar os edifícios das valências técnicas previstas na legislação em vigor.

Nesta primeira fase, a obra incidiu na remoção do revestimento das fachadas e de coberturas em madeira de pinho modificado, na remoção de equipamentos fixos em fachadas e coberturas, na reparação pontual dos painéis “sandwich” existentes, na reposição de sistema de revestimento, na correcção de todas as caixilharias e portas e na reparação das caleiras em zinco.

O projecto foi desenvolvido por empresas externas e coordenado internamente pela Divisão de Projectos do Edificado Municipal. Já a abertura do procedimento e a fiscalização da empreitada foi realizada pela Divisão de Edifícios e equipamentos Municipais.

A 2ª fase, que visa recuperar o interior dos pavilhões náuticos, vai avançar assim que houver disponibilidade financeira por parte do Município, tal como referiu a vereadora dos Edifícios e Equipamentos Municipais. Ana Bastos sublinhou ainda o facto de todos os pavilhões terem ficado preparados para receber painéis fotovoltaicos.

Por sua vez, o presidente da CM de Coimbra agradeceu o trabalho e as conquistas das associações e dos clubes desportivos que dinamizam aquela zona, referindo mesmo, em jeito de brincadeira, que com a melhoria de condições nas suas instalações podem conquistar mais títulos. José Manuel Silva acrescentou ainda o facto de não ser possível avançar de imediato para a 2ª fase, justificando a importância de criar dinamismo económico no concelho, para que o Município possa ter mais condições de investir.

Também presente na visita, o vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, denotou a melhoria das condições dos pavilhões, que dão mais conforto e mais estabilidade para as práticas desportivas náuticas.

Depois de uma breve explicação da obra por parte da director do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, Ana Pimentel, foi descerrada uma placa que assinala a conclusão da obra, com a presença do presidente da União de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão. Este momento foi seguido de uma visita ao interior dos vários pavilhões, com o Executivo Municipal e os técnicos do Município a serem acompanhados pelos vários responsáveis das associações e clubes desportivos presentes.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM