COIMBRA,4 de Março de 2024

Previdência Portuguesa desenvolve projecto de literacia financeira para crianças

4 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Previdência Portuguesa desenvolve projecto de literacia financeira para crianças

Consciente do desafio representado pelo baixo nível de literacia financeira em Portugal, A Previdência Portuguesa está a lançar um projecto com o objectivo de combater este problema desde cedo, proporcionando conhecimentos financeiros fundamentais às crianças. A iniciativa será implementada a partir de 2024, concentrando-se em escolas do 1.º ciclo da zona Centro e em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que apoiam a infância e juventude, promovendo a protecção e integração social.

O projecto, direccionado especificamente a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, oferece as ferramentas necessárias para uma gestão eficaz do dinheiro. Serão introduzidos conceitos fundamentais, como poupança, distinção entre necessidades e desejos, explicação da origem do dinheiro e compreensão do que é um orçamento.

Segundo dados de um inquérito realizado pela Comissão Europeia, apenas 11% da população portuguesa possui níveis elevados de literacia financeira, contrastando com a média europeia de 18%.

João Carvalho, director comercial e de marketing d’A Previdência Portuguesa, destaca a importância do projecto: “verificamos várias vezes que as situações precárias das famílias são resultado da falta de literacia financeira. Procuramos colmatar estas dificuldades, cultivando desde cedo a consciência da importância de poupar. Com este projecto pretendemos ir mais longe e apoiar o desenvolvimento da literacia financeira, que, sendo a base para a poupança, tem um alcance maior e influencia diversos aspectos económico-financeiros da população em geral.”

A Previdência Portuguesa, Associação Mutualista, destaca-se pelos seus 95 anos de existência, dedicando-se à oferta de produtos de poupança e serviços de complementaridade à Segurança Social nas áreas da Vida, Saúde, Educação e Apoio Social aos seus associados e familiares.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM