O presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, espera que os apoios a conceder às unidades de hotelaria e restauração afectadas pela depressão Kristin venham “o mais rapidamente possível”.
“Todos percebemos que há prioridades e, neste momento, a preocupação é repor o abastecimento de água, de electricidade e também recuperar as habitações danificadas. Mas, depois, é preciso dar uma resposta rápida e eficaz para resolvermos o mais rapidamente possível os problemas dos empresários do sector afectados”, afirmou Rui Ventura à agência Lusa.
Para tal, o presidente da Turismo do Centro disse contar com “a experiência” de Paulo Fernandes (ex-presidente da Câmara do Fundão), nomeado pelo Governo para liderar a Estrutura de Missão criada para apoiar a recuperação das áreas afectadas.
“É um autarca de referência e, com a experiência que tem, seguramente vai contribuir para, em articulação com todos, conseguirmos dar uma resposta rápida e eficaz”.
O responsável já visitou algumas das zonas afectadas e disse ter ficado “muito impressionado” com o que viu. “Uma coisa é ver na televisão, outra é ver no terreno. A devastação que causou é impressionante”, considerou.
Rui Ventura acrescentou que “ainda é muito cedo” para contabilizar os impactos e prejuízos provocados pela depressão Kristin na restauração e hotelaria dos concelhos mais afectados.
“Já disponibilizámos um questionário para esse levantamento, à semelhança daquilo que fizemos nos incêndios, para depois remetermos para o Turismo de Portugal, tendo em conta as medidas que o Governo e o Turismo de Portugal já anunciaram ou vão anunciar de apoio aos empresários no sector da hotelaria e restauração”.
O presidente da Turismo Centro de Portugal lembrou que, além desta tempestade, a região também foi “fortemente atingida” pelos incêndios, mas sublinhou que “fomos sempre conseguindo ultrapassar estes obstáculos, estas dificuldades”.
“Agora, temos de fazer a avaliação e estar todos juntos a trabalhar para recuperar o mais rápido possível e estarmos preparados para continuar a dar aquilo que é a resposta positiva que o turismo no Centro de Portugal tem dado àqueles que nos visitam e procuram”, realçou.
A Turismo do Centro já disponibilizou um formulário online para que municípios e empresários possam “reportar as perdas materiais e as necessidades registadas” na sequência da passagem da depressão Kristin.
“Depois de reunida esta informação, a Turismo Centro de Portugal irá estabelecer contactos com a tutela e com as entidades e parceiros da região, para que, em estreita articulação, sejam encontradas medidas rápidas e eficazes de apoio aos territórios atingidos”, garantiu.
Atendendo às consequências do mau tempo, esta entidade pediu ainda aos turistas e visitantes da região para que “acompanhem atentamente as indicações das autoridades competentes, evitem deslocações desnecessárias para zonas afectadas e adoptem comportamentos responsáveis, contribuindo para a segurança de todos”.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM