COIMBRA,18 de Setembro de 2021

Presidente da ANMP destaca Jorge Sampaio como cidadão exemplar e humanista

10 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Presidente da ANMP destaca Jorge Sampaio como cidadão exemplar e humanista

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, destacou a personalidade humanista, progressista e solidária do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu esta sexta-feira aos 81 anos.

Manuel Machado lembra a “faceta humanista de um cidadão exemplar e a forma digna de fazer política, com determinação e sem agressividade desnecessária”.

Jorge Sampaio “constitui um exemplo para políticos honrados que queiram prosseguir a vida democrática portuguesa e também um exemplo para outros países do mundo, como pacifista que era”, sublinhou.

“As soluções que preconizava, em geral, eram aquelas que o levassem à construção ou à compreensão dos que pensavam de modo diferente e manteve-se nessa linha de retidão como cidadão até ao fim”, disse o também presidente da Câmara de Coimbra.

O presidente da ANMP salientou a participação de Jorge Sampaio na luta pela defesa da liberdade e da democracia, e mais recentemente o seu envolvimento em causas sociais e na criação da Plataforma Global para os Estudantes Sírios, com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.

“Jorge Sampaio faz muita falta. Se nos recordarmos como ele adotou a sua conduta depois de cessar funções de Presidente da República e como continuou ativo em defesa de causas relevantes para a sociedade portuguesa e para a humanidade”, frisou Manuel Machado, que foi eleito pela primeira vez presidente da Câmara de Coimbra, em 1989, no mesmo ano em que o antigo Presidente da República foi eleito para a autarquia de Lisboa.

A ANMP também “lamenta profundamente a morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio e apresenta, neste momento de dor profunda, as mais sentidas condolências à família e aos amigos deste homem ímpar, que manteve, ao longo de toda a vida, uma constante intervenção cívica, política e cultural reconhecida por um extenso número de homenagens, condecorações e distinções honoríficas nacionais e estrangeiras”.

“A sua extensa obra – cívica, política, cultural – muita publicada em jornais, revistas e livros – testemunha a sua dimensão humanista e democrata e o seu caráter de intelectual combatente pela liberdade, sem o qual ficamos todos, a partir de hoje, muito mais pobres”, refere a ANMP.

Os Municípios lembram, ainda, Sampaio como “um cidadão de Portugal e do mundo”, que “desempenhou com o maior humanismo e generosidade as mais altas funções do Estado e diversos cargos relevantes em organismos de grande prestígio internacional (como a Comissão Europeia dos Direitos do Homem, a União das Cidades de Língua Portuguesa, a União das Cidades Ibero-Americanas ou a Federação Mundial das Cidades Unidas)”.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM