COIMBRA,28 de Novembro de 2023

Prémios Verdes reconhecem investigadores da Universidade de Coimbra

7 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Prémios Verdes reconhecem investigadores da Universidade de Coimbra

Dois investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foram recentemente distinguidos nos Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal (ADP) pelo seu destacado papel no contexto da actual emergência climática. Jorge Paiva, professor catedrático jubilado da FCTUC, recebeu o “Prémio Personalidade”, enquanto Verónica Ferreira, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da FCTUC, foi distinguida com uma Menção Honrosa na categoria “Investigação”.

Jorge Paiva, reconhecido pelo seu trabalho no campo do activismo ambiental e científico, tem sido uma figura de referência. Durante a sua carreira, o professor catedrático jubilado identificou e classificou várias espécies de plantas, além de participar em expedições científicas ao redor do mundo. No entanto, é a sua defesa incansável da biodiversidade e da floresta autóctone que o tornou conhecido e admirado para além da comunidade científica. Jorge Paiva é carinhosamente apelidado de “grande Senhor do Ambiente” pela revista Visão.

Por sua vez, Verónica Ferreira destacou-se na área da investigação devido ao seu estudo dos ribeiros. A investigadora do MARE tem concentrado o seu trabalho na avaliação dos efeitos das alterações ambientais nas comunidades e nos processos aquáticos. As alterações ambientais que têm sido objecto da sua atenção incluem o enriquecimento dos ribeiros em nutrientes, o aquecimento da água e as mudanças na floresta nativa, como a substituição por monoculturas de eucalipto, a invasão por espécies exóticas e as doenças resultantes da infecção por agentes patogénicos.

Os Prémios Verdes são promovidos pela revista Visão em parceria com o Grupo Águas de Portugal e contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta iniciativa, que já vai na sua segunda edição, tem como objectivo reconhecer, divulgar e premiar as boas práticas e os exemplos de excelência que se destacam pelo seu contributo para o ambiente e desenvolvimento sustentável no contexto da actual emergência climática.

A distinção de Jorge Paiva com o “Prémio Personalidade” e a Menção Honrosa atribuída a Verónica Ferreira na categoria de “Investigação” reforçam o reconhecimento da relevância e do impacto do trabalho desenvolvido pelos investigadores da Universidade de Coimbra no domínio ambiental, fortalecendo o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a preservação do nosso planeta.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM