COIMBRA,17 de Julho de 2024

Prémio Universidade de Coimbra atribuído a Francisco Pinto Balsemão

15 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Prémio Universidade de Coimbra atribuído a Francisco Pinto Balsemão

O jornalista e empresário Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro de Portugal (1981-1983), fundador e actual presidente do Conselho de Administração do grupo Impresa, é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC).

O galardão – com o patrocínio da Fundação Santander Portugal -vai ser entregue a 1 de Março, na sessão solene comemorativa do 734.º aniversário da UC.

“É com muito agrado que anuncio que o Dr. Francisco Pinto Balsemão é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2024. Raras figuras têm um currículo tão amplo com o nosso premiado na construção e consolidação do regime democrático que celebra este ano o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974. Dedicado à causa pública desde o ocaso da ditadura, o Dr. Pinto Balsemão tem desempenhado um papel fundamental na promoção da liberdade de imprensa, condição essencial para uma sociedade democrática – e uma causa que importa destacar hoje em dia, quando a vemos ameaçada por uma grave crise em diversos media nacionais. Desde 1973, no Expresso – e décadas depois na SIC, a primeira televisão privada em Portugal -, Francisco Pinto Balsemão deu Voz (tão adequadamente o tema da Semana Cultural da UC este ano) à sociedade portuguesa e a assuntos que outros prefeririam silenciar. É claramente merecido que integre a lista de notáveis que receberam este galardão desde 2004″, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que preside ao Júri do Prémio.

“Francisco Pinto Balsemão tem uma carreira notável a todos os títulos, como empresário, jornalista e dirigente político, com um contributo exemplar para a democracia e a liberdade de imprensa, com a fundação do Expresso, ainda em 1973, mas também na liderança da Impresa e da SIC. Continua a distinguir-se de forma inequívoca no apoio ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades. Felicito os membros do júri pela decisão de lhe atribuírem o Prémio Universidade de Coimbra”, afirma o presidente executivo do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida.

Instituído em 2004, o Prémio UC, no valor de 15 mil euros (destinados a “desenvolver um trabalho numa área a definir com o contributo do/a premiado/a”), distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa “com um inequívoco e reconhecido contributo na sua área profissional – das áreas da cultura, da economia e gestão e/ou ciência e inovação -que se tenha distinguido de forma consistente no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável de sociedade”.

O premiado

Francisco Pinto Balsemão é fundador e presidente do Grupo Impresa. É também o accionista maioritário da Impreger que, por sua vez, detém a maioria do capital da Impresa.

A Impresa detém a totalidade do capital da SIC – Sociedade Independente de Comunicação, SA (proprietária dos canais SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC Internacional, SIC K, SIC Caras e Txillo, e das plataformas de streaming Opto e Advnce). Detém também a totalidade do capital da Impresa Publishing, SA (proprietária dos títulos Expresso e Blitz). A Impresa detém ainda 100% da InfoPortugal, que inclui o site Olhares.

Antes do 25 de Abril foi um dos deputados mais activos da chamada Ala Liberal. Depois do 25 de Abril foi fundador do Partido Social Democrata (1974), deputado e vice-presidente da Assembleia Constituinte (1975), deputado à Assembleia da República em 1979, 1980 e 1985, ministro Adjunto no VI Governo Constitucional (1980), primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981-83). É membro do Conselho de Estado desde Julho 2005.

Doutorado Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (Abril 2010), pela Universidade da Beira Interior (Outubro 2010) e pela Universidade Lusófona (Fevereiro 2023).

É presidente do Júri do Prémio Pessoa (desde 1987), presidente da Mesa do Conselho Geral do Instituto Francisco Sá Carneiro (desde 1998), presidente do Conselho Geral da AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (desde 2014), presidente do Conselho Geral da PMP – Plataforma de Media Privados (desde 2014), presidente da Comissão Directiva dos Encontros de Cascais (desde 2018), membro do Conselho Geral da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (desde 2019) e membro do Conselho Estratégico da Universidade Lusófona (desde 2023).

Foi presidente do “European Publishers Council” (1999-2014), membro do “Steering Committee” do “Bilderberg Meetings” (1983-2015), membro não executivo do Conselho de Administração do “Daily Mail and General Trust plc” (2002-2017), conselheiro externo do Presidente da 72ª Assembleia-Geral da ONU (Setembro 2017 – Setembro 2018) e membro do Comité de Direcção (Maio 2004 – Julho 2022) e co-presidente (Novembro 2018 – Julho 2022) do Forum Iberoamérica.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM