COIMBRA,18 de Maio de 2022

Prémio Nobel da Química vai estar em Coimbra

22 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Prémio Nobel da Química vai estar em Coimbra

Sir Fraser Stoddart, Prémio Nobel da Química em 2016 estará em Coimbra no próximo mês, a propósito do Encontro Nacional de Estudantes de Química.

Nos dias 8, 9 e 10 de Abril, Coimbra será a casa do VIII Encontro Nacional de Estudantes de Química. Estudantes de universidades por todo o país marcarão presença neste congresso, onde o principal orador é o professor anglo-americano Sir Fraser Stoddart, Prémio Nobel da Química em 2016.

Stoddart dará duas palestras: uma sobre máquina moleculares, tema que o fez receber o Prémio Nobel, e outra sobre os “bastidores” e a aventura de se tornar Prémio Nobel da Química.

Ao longo da sua carreira, Sir Fraser Stoddart recebeu diversos prémios e distinções das mais diversas entidades, de onde se destaca o título de Knight Bachelor, atribuído pela Rainha Isabel II em 2007, e o Prémio Nobel da Química em 2016.

Esta será a terceira presença de Stoddart em Portugal, a primeira desde que recebeu o Prémio Nobel. Para além de Sir Fraser Stoddart, o programa conta com a presença de outros cientistas, como Manuel Müller (melhor cientista em início de carreira para a Royal Chemistry Society em 2021), Mário Berberan Santos (Prémio Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química em 2020), João Mano (Prémio Luso-espanhol da Química 2021) ou Luís Arnaut (Presidente da International Photodynamic Association). Haverá ainda uma Mesa Redonda, moderada por Carlos Fiolhais, e na qual participará o virologista Pedro Simas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM