COIMBRA,24 de Maio de 2024

Praia Fluvial de Palheiros e Zorro recebe visita da coordenação internacional

25 de Julho 2023 Rádio Regional do Centro: Praia Fluvial de Palheiros e Zorro recebe visita da coordenação internacional

A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro foi a água balnear de interior escolhida, a nível nacional, para receber a visita técnica da Coordenação Internacional do Programa Bandeira Azul.

A praia foi visitada no domingo, dia 23 de Julho, pela delegação internacional liderada pelo grego Evangelus Roussos, e pela equipa da Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, dirigida por Catarina Gonçalves. A acompanhar a visita esteve o director do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, António Martins, o chefe da Divisão de Economia Circular, Protecção Ambiental e Florestas, João Pardal, e o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso.

Importa lembrar que o Município de Coimbra viu reconhecida, mais um ano, a excelência da qualidade das suas praias fluviais, do Rebolim e de Palheiros e Zorro, com os galardões de Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e “Praia Acessível – Praia para Todos”, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR). Duas distinções que atestam as condições de excelência e de qualidade destas praias fluviais, pelo cumprimento de critérios de gestão e educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes, e também dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

A qualidade ambiental e paisagística de ambas as praias, associado ao número crescente de visitantes e utilizadores justificou o reconhecimento destes espaços como “objectivo estratégico”, facto que tem correspondido a um esforço do Município de Coimbra, em intervenções de beneficiação e valorização.

É a terceira vez que a praia do Rebolim é distinguida com o galardão de Bandeira Azul e de praia acessível para todos, enquanto a praia de Palheiros e Zorro mantém as duas distinções, sendo que é detentora da Bandeira Azul já há 12 anos. Estas certificações atestam o cumprimento de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, que vão desde a água balnear aos equipamentos, da segurança e serviços aos utentes ao cumprimento dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

As cerimónias do hastear da Bandeira Azul e da “Praia Acessível – Praia para Todos” decorreram, no passado dia 30 de Junho, na Praia Fluvial do Rebolim e depois na de Palheiros e Zorro. De forma inédita foi também hasteada a bandeira com os símbolos ColorAdd, numa parceria da Águas do Centro Litoral com a ColorAdd, ONG, cuja missão incide no apoio e na inclusão de pessoas com daltonismo.

A distinção de Bandeira Azul é atribuída ABAE, que representa a Foundation for Environmental Education em Portugal, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e de outras entidades com responsabilidades na gestão das praias. O galardão pretende promover o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio, marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.

A Bandeira Azul é, pois, “um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”, pode ler-se no website da ABAE. O programa Bandeira Azul da Europa é, pois, considerado e reconhecido como um eco-label para operadores turísticos, decisores e público em geral.

Já a classificação “Praia Acessível – Praia para Todos” é atribuída pelo INR, com colaboração da APA e Turismo de Portugal, I. P., e garante o cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Este ano a época balnear já começou, a 1 de Maio, e decorre até 15 de Setembro na praia fluvial de Palheiros e Zorro e até 30 de Setembro na praia do Rebolim.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM