A Liga MEO Surf, a principal competição do surf português, inicia-se já esta sexta-feira, 28 de Março, com o Allianz Figueira Pro, a primeira de cinco etapas que vão definir os campeões nacionais da modalidade. A Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, será o palco desta prova que promete um espectáculo de alto nível, com a presença dos melhores surfistas nacionais e um regresso muito aguardado às águas lusas.
Em 2024, a etapa foi considerada a melhor do ano, proporcionando condições excepcionais para os atletas. Este ano, as expectativas são igualmente elevadas, com os surfistas prontos para demonstrar o seu talento nas famosas ondas do Cabedelo.
Entre os nomes de destaque está Frederico Morais, tricampeão nacional e ex-integrante do circuito mundial, que regressa à competição depois de uma lesão no tornozelo. “É óptimo poder voltar à Liga MEO Surf. Quero testar a minha recuperação e estar preparado para os desafios internacionais”, afirmou o atleta, que conquistou esta etapa em 2020.
Os actuais campeões nacionais, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, chegam motivados para defender os seus títulos. Teresa, que também venceu esta etapa em 2024, expressou a sua ambição: “Regressar à competição em Portugal é sempre especial. Espero que a Figueira da Foz nos brinde com boas ondas para um grande espectáculo de surf!”
Competição de alto nível e prémios em jogo
O Allianz Figueira Pro não só abre a corrida pelo título nacional, como também é a primeira etapa da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que distingue os melhores surfistas nas provas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot são os actuais detentores deste prémio, que chega agora à sua 10.ª edição.
A competição masculina e feminina conta com heats disputados por alguns dos melhores surfistas portugueses. Entre os destaques do quadro masculino, Frederico Morais enfrenta Francisco Queimado, Luís Perloiro e João Ladeira no heat 3. Já no feminino, Teresa Bonvalot mede forças com Maria Salgado e Sofia Matos no heat 4.
Além do título da etapa, os surfistas competem por vários prémios paralelos, como o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação feminina) e a tradicional Expression Session, onde se destaca a melhor manobra da competição.
O Allianz Figueira Pro marca também o início da corrida aos Wildcards para o Quiksilver Fest, prestigiada competição internacional que se realiza em França. O melhor e a melhor surfista rankeados na Liga MEO Surf terão a oportunidade de competir neste evento, elevando o nome do surf português além-fronteiras.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM