Realiza-se, amanhã (25), na Praça 8 de Maio, em Coimbra, uma marcha de manifestação no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Em comunicado enviado à redacção do “Campeão” é reforçado que “a violência perdura em todas as camadas sociais, contudo permanece silenciada pelas estruturas patriarcais que continuam a exercê-la”. Os organizadores da manifestação dizem que querem fazer-se ouvir e que repudiam “todas estas práticas de violência doméstica, transmisoginia, violência racial, assédio laboral, violências emocionais e psicológicas, lesbofobia e violência obstétrica. “É necessário sairmos à rua e reivindicar o nosso espaço, exigir os nossos direitos e cultivar a nossa unidade. Queremos justiça contra o feminicídio, violação, assédio e discriminação! Exigimos o saneamento dos tribunais e outras instituições de poder, das práticas de saúde e farmacêuticas a que somos diariamente sujeitas. Marchamos juntas num espírito de sororidade e colectividade”, concluem.
O manifesto pode ser consultado na íntegra no evento nas redes sociais, em: https://www.facebook.com/events/3119874624999764.
Esta manifestação partirá da Praça 8 de Maio, pelas 17h30, e fará o percurso pela Avenida Sá da Bandeira até à Praça da República.
A manifestação é organizada pelos 13 seguintes colectivos e organizações: Rede 8 de Março, Brigada Fernanda Mateus, Rede Unitária Antifascista, Nascer em Coimbra, UMAR Coimbra, Casa da Esquina, Graal Coimbra, EuViVo, SaMaNe Portugal, PATH – Plataforma contra a Homofobia e Transfobia, Por Falar em Nascer – Viseu, Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC, Grupo da Amnistia Internacional de Coimbra – GAIC.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM