COIMBRA,28 de Setembro de 2021

Portugal Inovação Social recebe 29 candidaturas para dinamizar Pinhal Interior

2 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Portugal Inovação Social recebe 29 candidaturas para dinamizar Pinhal Interior

Os 29 projectos candidatos ao financiamento do instrumento Parcerias para o Impacto, destinado a revitalizar o território do Pinhal Interior, representam uma solicitação de financiamento público de 3,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.

“O combate ao isolamento e à solidão dos idosos ou a aposta na agricultura e nos produtos autóctones para gerar rendimentos para a população são as áreas de intervenção mais presentes entre os 29 projectos”, informa o programa Portugal Inovação Social, iniciativa criada no âmbito do Portugal 2020, que tem como missão dinamizar o mercado português de investimento social.

O Pinhal Interior é uma das regiões do país mais afectadas pelos incêndios de 2017 e “enfrenta desafios sociais muito particulares, como o isolamento e a solidão da população idosa e o absentismo laboral”, refere a iniciativa, em nota divulgada hoje.

Para tentar dinamizar o investimento social no Pinhal Interior, a iniciativa lançou em Janeiro um concurso, com a colaboração da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, tendo sido disponibilizado inicialmente um milhão de euros para apoiar projectos a desenvolver nos 19 municípios que compõem o território do Pinhal Interior.

O concurso encerrou em 14 de Março, tendo sido apresentadas 29 candidaturas.

A Portugal Inovação Social apoia desde 2017 outros projectos de inovação na região do Pinhal Interior, como o Microninho, uma incubadora social de microempreendedorismo sediada na Lousã, que tem impulsionado projectos em áreas como a agricultura, artes e espectáculo, restauração, estética, respostas sociais, desporto e artesanato.

As Parcerias para o Impacto são um instrumento de financiamento que pressupõe que um ou mais investidores sociais, públicos ou privados, assegurem 30% das necessidades de financiamento dos projectos, sendo os restantes 70% assegurados pelo financiamento público, neste caso, através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

LUSA

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM