Porto de Mós assiste no próximo dia 14 de Fevereiro, quarta-feira de Cinzas, pelas 22h00, à recuperação da antiga tradição “O Enterro da Carne”, um ritual pagão habitualmente realizado pela população no primeiro dia da Quaresma.
A recriação será feita pelo Grupo de Teatro Trupêgo, tendo início na Cruz do Sabugueiro, percorrendo, depois, o antigo centro da vila e terminando no Rossio, junto ao Cruzeiro.
Durante o cortejo são feitos vários discursos, onde a sátira e a crítica social prevalecem. Os participantes, que trajam preto, carregam uma urna, lamentando-se de forma entusiasta pela “carne” que será enterrada nessa noite.
Esta iniciativa pretende recuperar uma tradição que não se realiza há cerca de 40 anos em Porto de Mós e que simboliza o “enterro” do tempo de folia, vivido durante a época de Carnaval, servindo de preparação para a Quaresma, tempo de jejum e abstinência da “carne”.
Os organizadores convidam os visitantes a participar de forma activa na recriação, trajando de preto, como era costume nesse dia.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM