As comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018 decorrem até ao próximo dia 30 de Março, com um programa alargado de actividades de índole religiosa e cultural.
No passado dia 16, o castelo de Porto de Mós acolheu a cerimónia de apresentação desta iniciativa, onde decorreu, também, a abertura da exposição de fotografia “LXV”, de Rui Campos, que estará patente no Castelo de Porto de Mós até ao dia 17 de Abril e que também integra o programa de actividades das comemorações.
A 25 de Março, Dia de Ramos, será celebrada “a entrada de Jesus em Jerusalém”. A cerimónia terá início no largo da Feira de São Pedro, com uma procissão e recriação desta passagem bíblica. A “entrada” na cidade de Jerusalém será representada na Ponte Nova de Porto de Mós, que estará, na sua totalidade, decorada com um tapete de flores. Este trabalho resulta da parceria com o Grupo de Quarentões de Mira de Aire, o Rancho Folclórico de Mira de Aire, a Comissão de Festas de São Miguel do Juncal, a equipa de jardinagem do Município de Porto de Mós, o Grupo de Catequese de Porto de Mós, o Agrupamento de Escuteiros 370 Porto de Mós e o Grupo de Moradores de Alcaria.
Chegada ao Largo do Rossio, a procissão, que este ano regista um novo itinerário, passará pela Alameda Dom Afonso Henriques, Avenida Sá Carneiro, Praça Arménio Marques e Avenida de Santo António, voltando ao Largo do Rossio, onde terminará a Eucaristia.
No dia 26 de Março, a Igreja de São Pedro acolherá o concerto de música sacra “Evocação da Paixão de Cristo”, com António Alves e o Tenor Amadeu de Oliveira, pelas 21h30. A antiga tradição dos cantares da Quaresma, será retomada no dai 27, com o Rancho Folclórico “Luz dos Candeeiros”, às 21h30,na Igreja de São Pedro.
“Um silêncio de 40 dias – Quadraginta Dies Silentio” é uma apresentação teatral e musical com produção de “A corda”, também na Igreja de São Pedro, pelas 21h30.
Na Quinta-Feira Santa (29), será celebrada a Eucaristia “Ceia do Senhor e Lava Pés”, na Igreja de São Pedro, pelas 20h30.
A encerrar as comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018 será realizada a Via Sacra ao Vivo, pelas 16h00, com início na Igreja de São Pedro. Um espectáculo religioso que levará os presentes a viver o tempo pascal de forma profunda.
A Via Sacra ao Vivo será recriada, em 14 estações que percorrerão a vila de Porto de Mós, terminando no Castelo de Porto de Mós com os rituais da crucificação e adoração da Cruz.
O Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria é o responsável por esta recriação bíblica, contando com a participação de alguns elementos dos grupos de teatro locais como o Trupêgo – Grupo de Teatro e Teatr’Ambu – ASSV São Jorge. Participam, nesta recriação a Associação das Serras de Aire e Candeeiros e o Grupo de Catequese de Porto de Mós.
As comemorações contam ainda com a colaboração dos grupos corais do concelho de Porto de Mós e com a Banda Recreativa Portomosense. Todas as actividades são de entrada livre.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM