COIMBRA,4 de Março de 2024

Porto da Figueira da Foz cresce 8% no 1.º trimestre de 2023

18 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Porto da Figueira da Foz cresce 8% no 1.º trimestre de 2023

O Porto da Figueira da Foz teve um excelente desempenho no primeiro trimestre de 2023, registando um crescimento de 8% na movimentação de mercadorias em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram movimentadas 505.799 toneladas de carga, indicando um aumento significativo na actividade portuária.

A carga contentorizada foi o destaque positivo, apresentando o melhor desempenho, com a movimentação de 5.312 TEU (Twenty-foot Equivalent Unit), representando um impressionante crescimento de 48,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, os produtos florestais, minerais não metálicos, produtos de papel e cimento também registaram um desempenho positivo, contribuindo para o crescimento geral do porto.

No entanto, houve alguns sectores que apresentaram um desempenho abaixo do esperado. As pastas químicas de papel e os produtos de vidro registaram um declínio na movimentação, contrariando a tendência positiva dos demais segmentos.

Outro aspecto a ser destacado é a diminuição de 3,7% no volume de exportações em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando um cenário desafiador para as actividades de exportação no Porto da Figueira da Foz.

Apesar desses desafios, o Porto da Figueira da Foz recebeu um total de 111 navios no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 7,8% em comparação ao período anterior, evidenciando a crescente procura pelo porto como um importante ponto de entrada e saída de mercadorias na região central de Portugal.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM