COIMBRA,18 de Setembro de 2021

Pombal regressa à Idade Média este fim-de-semana com o Mercado Medieval

10 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Pombal regressa à Idade Média este fim-de-semana com o Mercado Medieval

A cidade de Pombal volta a viajar até à Idade Média, no próximo fim-de-semana (de 12 a 14), num evento de recriação histórica que transforma o Castelo num burgo medieval. Falamos do Mercado Medieval, que este ano tem como tema central da programação a Reconquista Cristã.

Cortejos, danças medievais e orientais, teatro de rua, animação musical, voos de aves rapinas, demonstrações de armas, espectáculos de fogo, jogos infantis, quintinha dos animais e recriações históricas são algumas das propostas para este fim-de-semana. Para completar o certame, o espaço envolvente ao castelo acolhe várias zonas dedicadas à venda de produtos artesanais, alimentos, utensílios e ferramentas da época medieval.

Este ano “será alargada a área expositiva e decorativa até à Mata do Castelo”, com vista a conferir ao Mercado Medieval “uma nova atractividade”, revela uma nota da autarquia, adiantando que “esta opção vai ao encontro da política que tem seguido nos últimos anos” de “acrescentar todos os anos novos elementos à programação e à área de exposição”.

Desta forma prevê-se que a edição deste ano tenha um acréscimo considerável no número de expositores, estando até ao momento inscritos 59 expositores confirmados, o que representa um acréscimo de catorze inscritos em relação à edição do ano passado. Desse total, 29 são artesãos, 22 regatões e oito taberneiros.

A Reconquista Cristã é o tema central da programação, cuja temática serve de inspiração para um conjunto de espectáculos, onde o Teatro Amador de Pombal (TAP) tem uma participação de destaque pelo segundo ano, depois de terem marcado presença na primeira edição, em 2014, por ocasião da reabertura do Castelo ao público.

Outra das novidades desta edição prende-se com a parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, que marcará presença através do Centro de Formação de Leiria e dos finalistas do curso de cabeleireiro, que estarão à disposição dos visitantes, elaborando penteados alusivos à época.

“Desde a reabertura do Castelo ao público, em 2014, o Mercado Medieval tem vindo a consolidar-se na agenda das festividades do concelho de Pombal e da região, registando desde a primeira edição uma considerável afluência de público”, realça a edilidade, que “eleva as expectativas para a edição deste ano”, esperando que “o Mercado Medieval de Pombal continue a sua consolidação regional e a sua projecção a nível nacional, como um evento que atrai massas”.

De referir que “o Mercado Medieval insere-se numa estratégia de divulgação, de promoção e de valorização do património, da história e da cultura pombalenses”, revestindo-se de “um importante cariz de atractividade” pelo “vasto público que engloba” e pelo “motivo de visitação à cidade de Pombal e ao seu património”.

Para além disso, a realização deste evento “potencia o entendimento da importância do Castelo de Pombal na estratégia defensiva da Reconquista Cristã, contextualizando essa importância com uma aula de história ao vivo, reforçando, assim, a posição do Castelo de Pombal na história colectiva do nosso país”, refere a mesma nota.

A viagem até à Idade Média começa esta sexta-feira (12), pelas 14h00, com a abertura do Mercado Medieval. Até domingo (14), pelas 22h00, actividades não vão faltar num evento cujas entradas são gratuitas. Para facilitar o acesso dos visitantes ao Mercado Medieval, a autarquia vai disponibilizar transporte público com paragens no Mercado Municipal, Largo do Cardal e Castelo. As viagens são gratuitas e acontecem de 30 em 30 minutos, entre as 12h00 e as 22h00 de sábado e domingo.

O Mercado Medieval é uma organização do Município de Pombal e da ADILPOM – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal. O programa pode ser consultado em https://www.cm-pombal.pt/2019/04/02/mercado-medieval-de-pombal-2019/.

Jornal Terras de Sicó

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM