COIMBRA,4 de Agosto de 2021

Pombal: Município tem 12 Eco-Freguesias XXI e três com distinção de ouro

24 de Junho 2021 Rádio Regional do Centro: Pombal: Município tem 12 Eco-Freguesias XXI e três com distinção de ouro

O concelho de Pombal esteve em destaque na terceira edição do galardão Eco-Freguesias XXI, tendo apresentado a totalidade das suas freguesias a concurso. Das 12 freguesias distinguidas, encontram-se as freguesias de Pombal, Louriçal e União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca que receberam a distinção de ouro, com a de Pombal a ficar em 3º lugar a nível nacional, ex-aequo com Caldelas, no concelho de Guimarães.

A cerimónia de entrega do galardão realizou-se esta segunda-feira (21), à tarde, no Teatro-cine de Pombal. A sessão organizada pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) contou com a presença de Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local e Jorge Amador, membro executivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, encerrou a cerimónia por videoconferência.

Das 12 freguesias do concelho de Pombal galardoadas, três receberam distinção de ouro (Pombal, Louriçal e União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca), sete receberam distinção de prata (Carriço, Pelariga, Almagreira, Meirinhas, Vermoil, Redinha e Vila Cã) e duas receberam distinção de bronze (Abiul e União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze).

A freguesia de Pelariga recebeu ainda a distinção de Eco-Funcionários, um questionário online que integra a candidatura a Eco-Freguesias XXI preenchido por todos os funcionários e colaboradores da junta de freguesia (incluindo o executivo e voluntários), que “constitui uma estratégia de sensibilização e (in)formação para a temática da sustentabilidade, dos mais directamente envolvidos no processo”.

De referir ainda que a freguesia de Carnide submeteu a candidatura ao Eco-Freguesias XXI, mas acabaria por não atingir os objectivos mínimos para ser integrada na lista das 93 freguesias portuguesas galardoadas com a Bandeira Verde XXI.

Recorde-se que esta distinção, visa reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do país avaliadas através de um conjunto de 10 indicadores ligados à sustentabilidade económica, social, sociocultural, ambiental e territorial.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM