COIMBRA,14 de Junho de 2024

Pombal: Meirinhas propõe festival delicioso com sabor a fava

3 de Maio 2019 Rádio Regional do Centro: Pombal: Meirinhas propõe festival delicioso com sabor a fava

Gosta de favas? Para provar vários pratos confeccionados à base desta leguminosa, o melhor é sentar-se à mesa do Festival da Fava, que decorre entre esta sexta-feira (3) e domingo (5), junto ao salão das colectividades nas Meirinhas.

Para além da festa à mesa, o Festival da Fava brinda ainda os visitantes com um programa cultural que se estende pelos três dias do evento. Assim, pelo palco irão passar bandas e artistas locais, actuações de dança, grupos de folclore e música tradicional. Fora do palco, pode ainda assistir ao show cooking, participar numa caminhada, bem como adquirir artesanato e produtos regionais em cerca de duas dezenas de expositores.

Por estes dias a fava é a protagonista de uma evento que pretende “projectar o nome das Meirinhas não só a nível concelhio, mas também a nível regional e até nacional”, realça o presidente da Junta de Freguesia, Virgílio Lopes, explicando que este certame, que vai para a segunda edição, surgiu da necessidade de criar um evento capaz de mobilizar as pessoas da freguesia e atrair visitantes. Já a escolha da fava para “estrela da festa” teve a ver com o facto de “poder ser cultivada na nossa freguesia e servida poucos dias após a sua colheita”.

E é isso mesmo que vai acontecer. As favas confeccionadas na tasquinha do festival foram colhidas há poucos dias por um habitante local que aceitou o desafio da Junta de Freguesia e semeou favas numa área de cerca de 5.000 metros quadrados, garantindo que os pratos são confeccionados com um “produto fresco e de qualidade”.

A ementa inclui vários pratos, não tantos como na primeira edição. Mesmo assim, os apreciadores poderão degustar o tradicional guisado de favas com entrecosto e enchidos, mas também outras iguarias de deixar água na boca. Desde a sopa às sobremesas nada é deixado ao acaso num cardápio onde o mote é a fava. E atenção, no festival há lugar para todos, mesmo para quem não gosta de favas.

Enfim, motivos não faltam para ir à fava às Meirinhas. E a organização garante: vai ser delicioso.

 

“Vamos à fava”

“Atreve-te a vir à fava!” O desafio é da Junta de Freguesia das Meirinhas, que propõe um fim-de-semana que tem tanto de saboroso como de divertido. Afinal durante três dias, a zona envolvente ao salão das colectividades é palco de uma tasquinha, um show cooking, uma exposição de artesanato e produtos regionais, uma caminhada pelos “Trilhos da Fava” e muita animação.

O programa arranca esta sexta-feira (3), pelas 19h00, com a abertura do 2.º Festival da Fava. Já a animação é inaugurada, pelas 20h30, pelo Grupo de Cantares de Meirinhas, seguindo-se os “Spice Boys”, que sobem ao palco pelas 21h30.

O recinto reabre no sábado (4), pelas 11h30, com a tasquinha pronta para servir almoços. Mais tarde, começa a diversão que promete parar já noite dentro. O Grupo de Ginástica Sénior de Meirinhas é o primeiro a subir ao palco (13h00), seguindo-se as actuações do Rancho Infantil Pedrinhas do Sicó (13h30) e da Escola de Dança Adriana Jaulino (14h30). Às 16h00, a cultura dá lugar à gastronomia num show cooking, onde chef Flávio Silva vai misturar “Fava e Chocolate”. Ao final da tarde regressa a música, primeiro com o som dos cavaquinhos do grupo “Cajados de Litém” (20h00), depois com os ritmos tradicionais dos “Semibreves” (21h00) e finalmente um baile animado pelos “Netos D’Avó” (22h00).

O último dia do festival começa logo de manhã com desporto, numa caminhada que vai guiar os participantes pelos oito quilómetros dos “Trilhos da Fava”. Com partida marcada para as 9h00, esta actividade apresenta-se como uma das novidades desta edição, cujas inscrições são gratuitas.

Depois da prática de actividade física nada melhor que repor energias no Festival da Fava, cujo recinto reabre às 11h00. Já a animação começa às 12h45 com uma arruada e actuação da Escola de Concertinas e Acordeão Carlos Barbosa, seguindo-se um espectáculo da Escola de Dança Adriana Jaulino (14h00).

Pelas 17h00 encerra o Festival da Fava 2019, que espera “superar o êxito da primeira edição”, que conseguiu “unir as associações das Meirinhas em prol do festival, atraindo pessoas de toda a freguesia e também de fora”, frisou Virgílio Lopes, argumentando que “após este sucesso decidimos desde logo registar a marca ‘Festival da Fava’, com o objectivo de tornar o evento conhecido a nível regional e até nacional”. “Este ano temos a expectativa de aumentar o número de visitantes”, pelo que “vamos aumentar a área da tenda”, adiantou.

 

“Fazer mais e melhor”

Cerca de um ano e meio após tomar posse, Virgílio Lopes faz uma “análise positiva do trabalho realizado, embora queiramos fazer sempre mais e melhor”. “O nosso foco principal são as pessoas”, realçou, salientando que “temos feito tudo o que está ao nosso alcance para melhorar a qualidade de vida dos fregueses”. Nesse sentido, “já realizámos vários projectos transversais a várias áreas, desde a educação, cultura, desporto, apoio aos jovens e aos mais idosos”.

Mas por fazer está ainda “o principal projecto” deste mandato: “a mudança da sede da Junta de Freguesia, dos Correios e do Centro de Saúde para o antigo edifício da escola primária”. A concretização deste objectivo iria permitir “instalar os três serviços que funcionam no edifício da Junta num espaço mais amplo, com melhores condições para os utentes e mais estacionamento”, destaca o autarca.

Além deste projecto, “há também algumas ruas principais nas Meirinhas que gostaríamos de ver requalificadas”, adiantou o presidente da Junta, lamentando que em termos rodoviários a requalificação do IC2 é a obra mais premente, todavia não depende do executivo. Trata-se de “uma obra que todos ansiamos na freguesia das Meirinhas”, uma vez que o actual traçado “não garante segurança” aos utilizadores desta via. Neste momento, “estão a avançar com o projecto, mas em termos de obras não há dados concretos nos quais nos possamos basear”, concluiu.

Jornal Terras de Sicó

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM