COIMBRA,16 de Outubro de 2024

Pombal: CDS propõe candidatar “Arte do Bracejo da Ilha” às 7 Maravilhas

22 de Dezembro 2019 Rádio Regional do Centro: Pombal: CDS propõe candidatar “Arte do Bracejo da Ilha” às 7 Maravilhas

O eleito do CDS-PP na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, Dino Freitas, desafiou a candidatar a “Arte do Bracejo da Ilha” às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, na categoria de artesanato. A proposta foi apresentada na Assembleia de Freguesia, que se realizou na passada sexta-feira (13), onde Dino Freitas propôs ao executivo de freguesia solicitar à Câmara Municipal de Pombal a apresentação da respectiva candidatura.

Num requerimento entregue à Mesa da Assembleia da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, o CDS-PP sugere o executivo liberado por Gonçalo Ramos “propor ao Município de Pombal, enquanto entidade promotora do concelho nas suas diversas vertentes, candidatar às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, a arte do bracejo da Ilha, na categoria artesanato”.

Na proposta apresentada, o CDS-PP defende que “a do bracejo é uma actividade artesanal ex-libris da Ilha, com um grande conteúdo histórico e diferenciador de todas as outras que existem no concelho de Pombal”. Por isso, considera que esta “deverá ser promovida e divulgada” para “ainda ter mais reconhecimento e funcionar como alavanca promocional da Ilha, e consequentemente da nossa freguesia”.

Neste sentido, convida “toda a Assembleia a associar-se a esta nossa proposta, para que o executivo, se assim entender, diligencie junto da Câmara Municipal de Pombal para candidatar a Arte do Bracejo da Ilha à edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, que se encontram abertas até ao dia 1 de Março de 2020, permitindo assim à Ilha liderar uma vez mais as iniciativas que visem demonstrar o seu dinamismo e amor à sua terra e às suas tradições”.

“Só dessa forma será possível ganhar reconhecimento público e funcionar como alavanca promocional da região, associando a Ilha aos já existentes eventos de reconhecido mérito como é o caso do ‘Ti Milha’”, adianta a mesma nota.

O CDS-PP, que viu a proposta aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia, considera que o município tem “tempo mais que suficiente” para “estruturar uma candidatura que possa ser, pela sua elevada qualidade, vencedora de reconhecimento”.

Jornal Terras de Sicó 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM