O eleito do CDS-PP na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, Dino Freitas, desafiou a candidatar a “Arte do Bracejo da Ilha” às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, na categoria de artesanato. A proposta foi apresentada na Assembleia de Freguesia, que se realizou na passada sexta-feira (13), onde Dino Freitas propôs ao executivo de freguesia solicitar à Câmara Municipal de Pombal a apresentação da respectiva candidatura.
Num requerimento entregue à Mesa da Assembleia da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, o CDS-PP sugere o executivo liberado por Gonçalo Ramos “propor ao Município de Pombal, enquanto entidade promotora do concelho nas suas diversas vertentes, candidatar às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, a arte do bracejo da Ilha, na categoria artesanato”.
Na proposta apresentada, o CDS-PP defende que “a do bracejo é uma actividade artesanal ex-libris da Ilha, com um grande conteúdo histórico e diferenciador de todas as outras que existem no concelho de Pombal”. Por isso, considera que esta “deverá ser promovida e divulgada” para “ainda ter mais reconhecimento e funcionar como alavanca promocional da Ilha, e consequentemente da nossa freguesia”.
Neste sentido, convida “toda a Assembleia a associar-se a esta nossa proposta, para que o executivo, se assim entender, diligencie junto da Câmara Municipal de Pombal para candidatar a Arte do Bracejo da Ilha à edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, que se encontram abertas até ao dia 1 de Março de 2020, permitindo assim à Ilha liderar uma vez mais as iniciativas que visem demonstrar o seu dinamismo e amor à sua terra e às suas tradições”.
“Só dessa forma será possível ganhar reconhecimento público e funcionar como alavanca promocional da região, associando a Ilha aos já existentes eventos de reconhecido mérito como é o caso do ‘Ti Milha’”, adianta a mesma nota.
O CDS-PP, que viu a proposta aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia, considera que o município tem “tempo mais que suficiente” para “estruturar uma candidatura que possa ser, pela sua elevada qualidade, vencedora de reconhecimento”.
Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM