COIMBRA,20 de Outubro de 2021

Politécnico de Coimbra vence Concurso Poliempreende nacional

17 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Politécnico de Coimbra vence Concurso Poliempreende nacional

O Politécnico de Coimbra (IPC) venceu ontem (16) a 17.ª edição do Concurso Poliempreende 2020 com o projecto da equipa INOAPI, uma solução inovadora para a indústria da Apicultura. Alcançou ainda o 3.º prémio na primeira edição do Concurso de Casos de Cocriação de Inovação Link Me Up com o projecto GRRE(IN) IPC, uma app que promove a entreajuda entre a comunidade académica. Os resultados foram conhecidos ontem em Santarém na Semana Nacional do Empreendedorismo e da Inovação, que reúne anualmente toda a Rede Politécnica Nacional.

Manifestando-se “naturalmente feliz” com esta conquista, Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, considera que “estes concursos promovidos pela rede de instituições de ensino politécnico são uma mais-valia para os nossos estudantes e para a ligação que queremos fortalecer com a comunidade”. Salienta ainda que se trata de “um prémio à estratégia que criamos para a promoção do empreendedorismo, fortalecendo a missão do INOPOL Academia de Empreendedorismo como unidade orgânica de apoio à formação”. O responsável felicita e agradece o trabalho de professores, alunos e empresas parceiras nas candidaturas, e da responsável por esta área no IPC, a directora do INOPOL, Sara Proença.

O projecto INOAPI conquista então o 1.º lugar do Concurso Poliempreende 2020, a maior rede de promoção do empreendedorismo do ensino superior em Portugal, que envolve a comunidade académica e conta com a parceria de diversos agentes do ecossistema empreendedor nacional. O projecto INOAPI propõe um conjunto de soluções inovadoras para a indústria da Apicultura, entre as quais um dispositivo para o controlo do efeito da vespa asiática (espécie invasora) na produção de mel, um colector de pólen e extração de apitoxina (veneno encontrado nos ferrões das abelhas), bem como a criação de uma nova geração de colmeias mais eficientes. A equipa, que tinha vencido a fase regional do concurso, constituída por Tiago Simões, Bárbara Araújo, Osvaldo Silva (estudantes do Politécnico de Coimbra) e Rafael Simões, recebe um prémio monetário no valor de 10.000€. Esta é a sexta vitória do IPC em fases finais do Poliemprende, a que se juntam um segundo e um terceiro prémios e um prémio inovação Delta.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM