Ana Ferreira, vice-presidente do IPC
O Politécnico de Coimbra foi o escolhido para organizar e receber a Conferência Campus Sustentável em Outubro de 2025. O anúncio foi efectuado durante a 6.ª Conferência Campus Sustentável, realizada na Universidade de Aveiro no passado dia 18 de Outubro, sob o tema “Acções transformativas da Academia com a Sociedade para implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.
Este evento, concretizado anualmente por uma das Instituições de Ensino Superior (IES) que integra da Rede Campus Sustentável, verá a sua 7.ª edição realizada no Politécnico de Coimbra com o mote “Sustentabilidade em Acção: Conexão entre Instituições de Ensino Superior e Comunidade para um Futuro Verde”. Os principais objectivos desta edição são a promoção da mudança de mentalidades e comportamentos necessários para a transição para práticas mais sustentáveis, através das IES enquanto principais catalisadoras, a promoção do desenvolvimento de uma nova consciência ecológica da comunidade, onde acções transformadoras indiquem novos caminhos para um futuro melhor e organizar um evento com boas práticas ambientais associadas e inclusivo.
Segundo Ana Ferreira, vice-presidente do IPC responsável pelo pelouro da Sustentabilidade, esta escolha reflete a aposta que tem sido feita pela Instituição na área da sustentabilidade, tanto dentro como fora de portas, com cooperações nacionais e internacionais, envolvendo a comunidade externa e fomentando a mudança de hábitos em prol de um futuro melhor, para a própria instituição e para as gerações presentes e vindouras.
Daniel Roque Gomes, vice-presidente da mesma Instituição, refere ainda que esta opção de gestão se deve ao facto de os desafios da sustentabilidade serem profundos, diversificados e transformadores. Segundo o mesmo, os desafios da sustentabilidade “devem fazer parte daquilo que é o ADN da estratégia da Instituição e devem estar presentes nas opções de alto alcance que as instituições projetam para si próprias”, devem estar assentes na profundidade e na coerência do compromisso assumido pelas IES a médio e longo prazo, são “da posse de todos” e são transversais ao todo, “devem gerar instituições diferentes”, na forma de gerir, nos outputs criados, na sua identidade e matriz de funcionamento. Daniel Roque Gomes conclui dizendo que “o envolvimento na sustentabilidade tem gerado resultados muito visíveis no IPC” e que a conferência será organizada como espelho das boas práticas de sustentabilidade ambiental e inclusiva da Instituição.
A Rede Campus Sustentável é uma rede de cooperação entre pessoas de IES nacionais, para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica, e foi criada em Novembro de 2018, num Encontro Campus Sustentável que teve lugar na Universidade de Coimbra, onde o Politécnico de Coimbra assumiu a sua presença desde o primeiro momento.
A rede tem como principais objectivos a partilha de conhecimentos, iniciativas e casos de sucesso, a promoção de acções conjuntas dentro da temática Campus Sustentável e de questões de sustentabilidade nas universidades e politécnicos portugueses, assim como contribuir para uma sociedade mais sustentável.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM