COIMBRA,5 de Março de 2024

Politécnico de Coimbra e Castanheira de Pêra unem-se para revisar Carta Educativa

13 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Politécnico de Coimbra e Castanheira de Pêra unem-se para revisar Carta Educativa

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e o Município de Castanheira de Pêra vão colaborar na revisão da Carta Educativa Municipal, com o intuito de preparar a gestão estratégica desta área para a próxima década no Concelho, “impactando positivamente as novas gerações e o desenvolvimento da região”.

“Trata-se de um documento estratégico que pretende responder às premissas definidas na lei, mas sobretudo ser um instrumento dinâmico de desenvolvimento do concelho, dando resposta aos desafios demográficos, de retenção e atracção da população e, sobretudo, do desenvolvimento socioeconómico da região”, afirma o IPC.

Os trabalhos arrancaram com a assinatura do contrato e com a apresentação das equipas de ambas as instituições que vão trabalhar em conjunto durante os próximos meses. A equipa do IPC será coordenada pelo presidente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, Rui Antunes.

Na sessão, o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, manifestou a sua satisfação com a parceria estabelecida e a oportunidade de contribuir para “transformar o território” e afirmou que há muito a fazer na área da educação, no sentido de adaptar o ensino às novas apetências dos jovens e de apoiá-los na escolha dos cursos que vão frequentar no Ensino Superior. “A carta educativa é um dos instrumentos importantes para ajudar a transformar o sector da educação em Portugal”, referiu.

Já o presidente do Município de Castanheira de Pêra, António Henriques, realçou a importância desta ferramenta para o planeamento e ordenamento dos recursos educativos, enquanto instrumento prospectivo na gestão estratégica municipal na área da educação para a próxima década. O autarca manifestou a expectativa que a carta educativa “possa contribuir para que as bases e o processo de decisão saiam mais fortalecidos naquilo que é a definição do aluno, ao ser direccionado para ter uma profissão e para seguir os estudos no Ensino Superior, se assim o entender”.

A aproximação do Politécnico de Coimbra aos municípios do território, no âmbito do projecto @GIR/Gabinetes de Inovação Regional, tem-se materializado no apoio às instituições e empresas dos vários concelhos, mas também numa estreita colaboração com os municípios no sentido de dar resposta aos seus desafios actuais e futuros.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM