COIMBRA,18 de Julho de 2024

Politécnico de Coimbra assina protocolo com Plano Nacional das Artes

30 de Junho 2024 Rádio Regional do Centro: Politécnico de Coimbra assina protocolo com Plano Nacional das Artes

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinou um protocolo com o Plano Nacional das Artes (PNA), uma unidade de missão do Conselho de Ministros que mobiliza recursos dos Ministérios da Cultura, da Educação e da Ciência e do Ensino Superior, com o objectivo de fomentar a introdução de práticas como as Artes, a Cultura e os Patrimónios no centro da acção educativa.

O acordo foi assinado no passado dia 21 de Junho e tem como base colocar a formação cultural e humanista no centro das políticas educativas, transformando todos os cidadãos, das mais diversas áreas, em agentes culturais. Para tal, o IPC visa oferecer uma formação integral dos diplomados pelas unidades orgânicas da instituição, tornando-se numa escola produtora cultural, e repensando, assim, o papel de compromisso que desempenha face ao impacto social.

“Enquanto instituição do ensino superior, temos como obrigação ser agentes culturais na região de Coimbra”, declara Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra. “O nosso objectivo passa por fomentar a ideia de que a Cultura e as Artes são importantes na formação de um jovem adulto, daí se ter criado uma direcção cultural e posteriormente um centro cultural, que mais tarde se transformou numa unidade orgânica”, acrescenta.

O acordo assinado prevê, entre outras acções, que o IPC conceba e execute um programa de atribuição de ECTS para participação em acções culturais para todos os alunos do IPC, implemente um modelo de registo, nos certificados de habilitações dos seus estudantes, que mencione o envolvimento em actividades e projectos de natureza artística, cultural, associativa, cívica, etc., e crie uma rede com os Agrupamentos Escolares (AE) e Escolas não Agrupadas (EnA), para explorar possibilidades de cooperação, nomeadamente estágios profissionais, palestras, cursos práticos/oficinas e formação contínua. O PNA, por sua vez, compromete-se acompanhar o IPC na estruturação e implementação de uma estratégia que promova a presença e o impacto das artes e do património na vida académica, a criar, certificar e divulgar, juntamente com o IPC, actividades para a fruição cultural dos estudantes e a fomentar parcerias com agentes e programadores culturais da cidade e da região de modo a oferecer à comunidade de estudantes oportunidades de fruição cultural, entre outras acções.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM