COIMBRA,27 de Janeiro de 2022

Poiares + Sustentável Dose Q.B. dinamiza acções de sensibilização

6 de Dezembro 2021 Rádio Regional do Centro: Poiares + Sustentável Dose Q.B. dinamiza acções de sensibilização

O Município de Vila Nova de Poiares esteve hoje (6) no Mercado Municipal a oferecer sacos reutilizáveis aos munícipes que ali foram fazer as suas compras, actuação que já havia sido replicada nas superfícies comerciais de maior dimensão do Concelho, numa acção de sensibilização no âmbito do projecto Poiares + Sustentável Dose Q.B, em parceria com a SUMA – Serviços Ambientais.

Este projecto, recorde-se, pretende promover práticas de consumo sustentável, com o foco na redução do desperdício alimentar quer no retalho, quer no consumidor final, e que produza impactos retroativos nas cadeias de produção e distribuição, refletindo aquele que tem sido o grande empenho da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares nestas matérias, em particular no capítulo da sustentabilidade e no da racionalidade e conservação dos recursos naturais.

Paralelamente, e já nos próximos dias, o Município vai proceder à entrega aos restaurantes do Concelho que aderiram à iniciativa, de caixas reutilizáveis que serão posteriormente oferecidas aos clientes, que desta forma terão uma embalagem onde poderão levar as sobras da refeição para casa.

Refira-se que, entretanto, já foi também disponibilizada no endereço https://www.poiaresqb.pt/ a plataforma digital interativa e lúdica associada ao projecto, onde é disponibilizada mais informação sobre como reduzir o desperdício alimentar em casa ou nos estabelecimento de restauração, e onde encontrará Dicas, Fichas Pedagógicas ou o Manual de Boas Práticas.

Poderá ainda visitar a página do youtube do Quanto Baste – V.N. Poiares Mais Sustentável, (https://www.youtube.com/channel/UC-M3koJO_CRybcHbje5zfcg) onde pode visualizar receitas para aproveitamento de sobras e uma receita típica revisitada, elaborada pelos alunos do Curso Profissional de restauração da Escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos

Recorde-se que nos últimos anos, a nível mundial, temos assistido a um crescente aumento da produção de resíduos e, consequentemente, do desperdício alimentar. Aliás, estima-se que cerca de 30% da produção de alimentos não é consumida derivado ao desperdício que ocorre desde a sua produção até ao consumidor final.

Em Portugal, de acordo com o PERDA – Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar, são deitadas fora cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, quase 274 mil quilos todos os dias, o que seria suficiente para alimentar as cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM