COIMBRA,1 de Março de 2024

Piscinas Municipais da Mealhada reabrem ao público dia 20 de Janeiro

10 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Piscinas Municipais da Mealhada reabrem ao público dia 20 de Janeiro

As Piscinas Municipais da Mealhada reabrem ao público dia 20 de Janeiro após as obras de beneficiação. As inscrições para a frequência decorrem já a partir de dia 16 de Janeiro, estando marcados, para dia 20, os testes de aferição do nível técnico dos utentes, que possibilitarão a posterior constituição de turmas. As aulas têm início dia 1 de Fevereiro.
“Conseguimos, finalmente, concluir esta obra, que se tornou demasiado morosa e, apesar de abrirmos uma piscina que não está beneficiada na sua totalidade, porque o projecto inicial não o previa, o importante, agora, é que a infra-estrutura consiga dar resposta às necessidades da população”, afirma António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
As Piscinas Municipais da Mealhada irão reabrir ao público no próximo dia 20 de Janeiro, com a retoma das aulas de natação, natação para bebés, hidroginástica e frequência em regime livre.
Na próxima semana, tem início o processo de inscrições, que será faseado, de acordo com a modalidade que o utente pretende frequentar. Assim, dias 16 e 17 de Janeiro, serão aceites inscrições de hidroginástica e natação para bebés (6 meses até aos 3 anos). Os dias 18 e 19 de Janeiro, estão reservados à inscrição para aulas de natação.
As inscrições serão feitas de forma presencial, com o cartão do cidadão, no Espaço Inovação Mealhada, no horário 10h>12h e 15h>20h. Porém, no dia 19 de Janeiro, decorrem apenas no horário da tarde e, a partir de 22 de Janeiro, já deverão ser feitas na secretaria das Piscinas Municipais, no horário de funcionamento. Cada utente só poderá efectuar inscrições referentes a familiares de 1.º grau de parentesco (pai, mãe, filhos) e avós.
Para as aulas de hidroginástica e natação para bebés, a inscrição ficará imediatamente efectivada. Já para as aulas de natação, será efectuada uma pré-inscrição, seguida da marcação de um teste de diagnóstico do nível técnico, que acontecerá dia 20 de Janeiro, durante a tarde.
Só após a realização do teste diagnóstico poderá ser efectuada a inscrição numa turma/horário adequada ao respectivo nível técnico apresentado. Os testes diagnósticos serão realizados por ordem da pré-inscrição. Na impossibilidade de realização do teste diagnóstico à hora marcada, o utente fica sujeito às vagas existentes após a remarcação do teste. Sendo as vagas nas turmas/horários limitadas, mesmo com a realização do teste, não forma de garantir a existência de vaga, podendo o utente ficar inscrito numa lista de espera.
As aulas terão início dia 1 de Fevereiro, com os pagamentos a serem efectivados entre 1 e 8 de Fevereiro. Até essa data, as Piscinas Municipais funcionarão na modalidade de regime livre.

Obra de beneficiação adjudicada no final de 2020
A empreitada de beneficiação das Piscinas Municipais foi adjudicada em Dezembro de 2020, por 1.369.337,37 euros, mas a obra, cuja data de conclusão era de final de 2021, atravessou diversas dificuldades, nomeadamente os constrangimentos da pandemia, quer humanos, quer de materiais, bem como algumas questões técnicas que tiveram que ser revistas, como foi o caso do projecto contra incêndios que não foi acautelado de início.
A empreitada incidia sobre a melhoria da eficiência energética, estando prevista a construção de uma central térmica de produção de energia com utilização de biomassa e aplicação de painéis solares, mas optou-se pela não aplicação da central térmica, uma vez que “esta assentava em equipamento não adequado para o fim a que se destinava e não garantia o nível mínimo de eficiência energética, de 30%, para o projecto ser elegível para financiamento comunitário”.
“O projecto inicial teve que ser alterado, fizemos uma segunda empreitada para beneficiar os interiores da piscina que não estavam contemplados e, mesmo assim, no futuro, ainda teremos que melhorar alguns aspectos”, explica o presidente da autarquia.

Horário de funcionamento das Piscinas Municipais da Mealhada (após dia 20 de Janeiro)
Segundas e Quintas-feiras – 9h às 21h
Terças, Quartas e Sextas-feiras – 8h às 13h e das 15h às 21h
Sábados – 9h às 13h
Domingos – Encerrada

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM