Conhecida como “aldeia presépio”, o Piódão tem, neste Natal, mais atributos para oferecer a residentes e visitantes. A aldeia histórica do concelho de Arganil foi alvo de um investimento de 930.000 euros, que permitiu reabilitar o posto de turismo e tornar o Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, mais ordenado, qualificado e seguro.
A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, inaugurou as intervenções recentemente concluídas, na passada terça-feira (22), e visitou os melhoramentos concretizados com recurso ao financiamento proveniente do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal. Estiveram, também, presentes na sessão de inauguração e visita aos melhoramentos concretizados o vice-presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, o presidente da rede de “Aldeias Históricas de Portugal”, Carlos Ascensão e o presidente de Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes.
Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, enalteceu “o avanço muito significativo concretizado nas condições de visitação dos dois espaços”, revelando-se “verdadeiramente orgulhoso” com o resultado alcançado, muito em particular no Largo central desta que é a única Aldeia Histórica de Portugal do distrito de Coimbra. “Transformar e reabilitar o espaço público permitiu retirar os carros do Largo e entregar esta ampla área aos residentes, aos visitantes e aos turistas; demos um passo importante no sentido da estratégica turística que temos definida para o concelho”, sublinhou o autarca.
Os trabalhos concretizados na praça central da aldeia permitiram colmatar o estado degradado em que se encontrava o pavimento, tornando-a num espaço mais “amigos das pessoas”. Para Luís Paulo Costa, vedar o Largo ao trânsito e torná-lo acessível apenas do ponto de vista pedonal é uma “vitória” que merece ser celebrada. Confere mais dignidade à aldeia, proporcionando uma utilização mais significativa por parte dos comerciantes e permite que as pessoas possam vivenciar de uma forma mais completa e autêntica a aldeia, a partir daquele ponto central. O presidente da Câmara alertou a Secretária de Estado para a necessidade de se encontrar uma solução que permita aumentar o estacionamento nas imediações do Largo e, assim, resolver os constrangimentos verificados na aldeia, sobretudo em alturas de maior afluência. Solução, essa, que “não prejudique a imagem característica e homogénea do Pidão”.
Rita Marques deixou um apelo centrado no futuro: “continuem a trabalhar connosco, para identificar necessidades, novos rumos e novas ideias que possam valorizar o nosso patrónimo, o nosso saber fazer, as nossas gentes, no sentido de projectar Piódão e Arganil além-fronteiras e, com isso, projectar Portugal”.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM