Inserido nas Comemorações Oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, SOPROS DE ABRIL é um projecto de apresentação, interpretação, divulgação, valorização e de renovação do repertório de compositores portugueses para quinteto de sopros. O Art’Ventus Quintet interpreta obras desde 1950 aos nossos dias, de alguns dos autores mais representativos da nossa história musical que escreveram para esta formação durante esse período e pretende contribuir para renovar e acrescentar o repertório musical de quinteto com a encomenda de uma obra original. Além da valorização da música portuguesa com este programa que lhe é dedicado exclusivamente, e da sua renovação, quer ao nível da interpretação feita por estes músicos de uma nova geração, quer da encomenda de uma nova obra, um ponto de excelência do projecto, este reforça a sua pertinência por se associar à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Essa ligação traduz-se num programa que dá uma perspectiva da transição musical do antes para o depois daquela data.
O Concerto Sopros de Abril pelo Art’Ventus Quintet realiza-se Domingo, 9 de Março, às 17:00, no Auditório Municipal de Penela com entrada livre.
O Art’Ventus Quintet foi criado em 2020 por cinco profissionais de referência da nova geração de intérpretes portugueses, que integram orquestras nacionais e estrangeiras, e desenvolvem outras actividades musicais, além de se dedicarem ao ensino artístico em diversas escolas e universidades, e de prosseguirem ou terem concluído já os respectivos percursos académicos ao nível do doutoramento. O quinteto português tem desenvolvido vários projectos de formação de públicos, de integração social com enfoque na população mais vulnerável (idosos e cidadãos portadores de doenças mentais) e de encomenda de novas obras para quinteto a compositores portugueses. Projectos como Art’Ventus Penela, Ciclo de Concertos na Casa, Tempo e Música, Sopros de Abril ou Cenas Idílicas foram apoiados pelo Ministério da Cultura. Desde a sua fundação, actuaram no Festival Internacional de Música de Marvão, no Festival de Artes do Dão, no Festival BSP Júnior e no Festival SETRA, entre outros concertos programados de forma independente.
O seu disco de estreia Swiss Treasures foi galardoado com a Medalha de Ouro nos prémios “Music & Star Awards” 2023 e considerado pela crítica como “um disco inaudito, inovador e rebelde” (Nuno Jacinto/Da Capo) de um “agrupamento de referência internacional” (Alejandro Fernandez/Diário de Coimbra), que “interpreta de forma excelente todas as obras” (Remy Frank/Pizzicato) naquele que é um “genial disco de estreia” (Michael Kube/Fono Forum). Resulta de uma parceria internacional com diversas instituições suíças, e regista um conjunto de obras para quinteto de sopros dos compositores helvéticos Peter Mieg, Paul Huber, Paul Juon e Gion Derungs, sendo os quintetos Mieg e Huber primeiras gravações mundiais.
O Art’Ventus Quintet é formado por Paula Soares, flauta transversal, Tiago Coimbra, oboé, Horácio Ferreira, clarinete, Nuno Vaz, trompa, e Raquel Saraiva, fagote.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM