COIMBRA,16 de Abril de 2024

Penela congratula-se com reconhecimento turístico mundial de Ferraria de São João

21 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: Penela congratula-se com reconhecimento turístico mundial de Ferraria de São João

A Câmara de Penela congratulou-se com o reconhecimento de Ferraria de São João para vir a integrar a lista de “Melhores Aldeias Turísticas”, logo que cumpra todos os critérios da Organização Mundial do Turismo (OMT).

“Ferraria de São João está em vias de obter o selo com a distinção e daremos todo o apoio para isso”, declarou o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos.

A localidade, que faz parte da rede turística Aldeias do Xisto, “precisa agora de incrementar algumas melhorias para receber o selo”, disse, adiantando que a OMT valorizou aspectos em que o lugar serrano já se afirma “para atrair turistas nacionais e estrangeiros”, designadamente nos campos educativo, desportivo e social.

A existência em Ferraria de São João de um capril comunitário, a inclusão de mulheres e outras pessoas de diferentes idades e a aposta na criação de emprego foram tidas em conta pelos especialistas indicados pela OMT para avaliar as candidaturas.

A OMT valorizou também “a componente da resiliência da aldeia aos incêndios” e o seu projecto “Aldeia Viva”, com que o pretende “unir a comunidade e manter vivas as tradições” locais.

A OMT divulgou esta semana uma lista de 32 destinos em 18 países, incluindo a localidade portuguesa de Castelo Novo, no concelho do Fundão, distinguidos como “Melhores Aldeias Turísticas 2022”.

A este grupo, segundo a decisão da OMT, junta-se uma lista de 20 aldeias de 17 países, incluindo Ferraria de São João, em Penela, que irão beneficiar de um “programa de actualização” da Organização Mundial do Turismo.

As candidaturas, apresentadas, no caso de Portugal, pela rede Aldeias do Xisto, com sede no Fundão, “foram avaliadas por um conselho consultivo independente com base num conjunto de critérios que abrange nove áreas”.

Pesam na classificação os seguintes requisitos: recursos culturais e naturais, promoção e conservação de recursos culturais, sustentabilidade económica, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, desenvolvimento do turismo e integração na cadeia de valor, governança e priorização do turismo, infraestrutura e conectividade, saúde, segurança e protecção.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM