COIMBRA,7 de Dezembro de 2021

Penacova reforça prevenção e combate à vespa velutina

11 de Abril 2021 Rádio Regional do Centro: Penacova reforça prevenção e combate à vespa velutina

O Município de Penacova, de forma a reforçar a prevenção e combate à vespa velutina, instalou cerca de 400 armadilhas.

No âmbito do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da vespa velutina em Portugal e do Plano Municipal de Combate à vespa asiática, o Município tem prosseguido a sua estratégia de desactivação de ninhos detectados na área geográfica do concelho.

O objectivo é controlar a proliferação desta espécie, vulgarmente conhecida como vespa asiática que afecta, particularmente, a produção apícola.  Para além da desactivação de ninhos, a equipa de intervenção criada no âmbito do Serviço Municipal de Protecção Civil, tem vindo a reforçar a prevenção e o combate à expansão da espécie, instalando e fazendo a manutenção de 400 armadilhas localizadas na área geográfica do concelho, tendo já durante o mês de Março instalado a sua totalidade.

O Serviço Municipal de Protecção Civil e, nomeadamente a equipa que, mais de perto, acompanha a estratégia de combate à vespa velutina/asiática é também, neste âmbito, responsável pela manutenção periódica das armadilhas, limpeza, substituição do atractivo, contagem e registo das capturas e posterior recolha das armadilhas para prevenir a proliferação de plásticos indesejados no território.

Em 2021 e, apesar do sucesso da estratégia que tem vindo a ser implementada, o Serviço Municipal de Protecção Civil encontra-se também a testar dois tipos de atractivo (isco açucarado): um, composto por água, açúcar e fermento de padeiro; e, outro, composto por vinho branco, cerveja preta e groselha. Esta experiência pretende verificar qual o isco mais eficaz na captura.

“É durante os meses de Fevereiro/Março, que as fundadoras emergem do seu período de hibernação e dão início à construção dos ninhos primários. Sabemos que os ninhos não são todos iguais e não se localizam onde esperamos, podem estar escondidos no solo, em muros, beirados, no interior das habitações. É por isso que o trabalho que esta equipa tem vindo a realizar é fundamental e é basilar que ocorra nesta altura do ano, porque este é um período determinante para a prevenção e a estratégia que temos vindo a desenvolver tem como base prevenir. Só prevenindo conseguimos combater com sucesso”, sublinhou Vasco Morais, coordenador Municipal de Protecção Civil.

A Câmara Municipal de Penacova, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, relembra que aquando da localização de um ninho de vespa velutina, tal deverá ser comunicado através da hiperligação http://stopvespa.icnf.pt/ ou junto do Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal de Penacova.

Jornal Campeão das Províncias 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM