COIMBRA,9 de Outubro de 2025

Peditório Nacional da Liga Contra o Cancro decorre de 30 de Outubro a 2 de Novembro

8 de Outubro 2025 Rádio Regional do Centro: Peditório Nacional da Liga Contra o Cancro decorre de 30 de Outubro a 2 de Novembro

Entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) volta a sair à rua com o seu Peditório Nacional, uma iniciativa que mobiliza milhares de voluntários em todo o país e que constitui uma das principais fontes de financiamento da instituição. A Liga encontra-se actualmente à procura de voluntários pontuais para colaborar nesta acção solidária, que tem como objectivo apoiar os doentes oncológicos, os seus familiares e cuidadores.

O peditório, realizado anualmente, representa muito mais do que uma angariação de fundos: é um símbolo de proximidade entre a LPCC e a comunidade, e um pilar essencial da sustentabilidade das actividades desenvolvidas pela instituição nos seus quatro eixos de missão: apoio ao doente oncológico e cuidadores, promoção da saúde, prevenção do cancro e estímulo à formação e investigação em oncologia.

Como participar

Os interessados podem inscrever-se como voluntários preenchendo um formulário disponível no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A participação é flexível: cada voluntário pode escolher os dias e horários em que pretende colaborar, bem como a localidade (concelho) onde deseja participar — sozinho, em família, com amigos ou colegas de trabalho.

Após a inscrição, o processo é encaminhado para o Núcleo Regional da LPCC correspondente, que entrará em contacto para fornecer as informações práticas, incluindo a entrega do cofre e da credenciação, bem como o local e o período em que o voluntário actuará. No final, é efectuada a devolução do cofre para apuramento dos donativos.

Com quase um século de existência, a Liga Portuguesa Contra o Cancro é hoje uma entidade de referência nacional na área da oncologia, desenvolvendo acções de apoio social, prevenção e investigação. A sua missão assenta em princípios de humanização, solidariedade e ética, guiados por valores como a sensibilidade, equidade, respeito, compromisso, responsabilidade e transparência.

Resultados e impacto

O peditório de 2024, que decorreu entre 31 de Outubro e 3 de Novembro, permitiu à região Centro angariar 757.611,04 euros, o que representa um aumento de 25,7% face ao ano anterior. Segundo Vítor Rodrigues, presidente da Direcção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, “estes fundos serão agora devolvidos à comunidade, através de programas estruturados de intervenção social na área da oncologia, com destaque para o apoio directo e indirecto ao doente e aos cuidadores”.

Na região Centro, entre Janeiro e Outubro de 2024, a Liga atribuiu 2.759 apoios sociais materiais, num total de 154 mil euros. A maior fatia destes apoios destinou-se à medicação (38%), seguida das despesas com habitação (22%) e das ajudas técnicas e produtos de apoio (14%), nomeadamente suplementos nutricionais. O apoio em deslocações e alimentação representou, respectivamente, 12% e 9% dos casos.

Também no campo do apoio psicológico especializado, registou-se um aumento de 12% no número de consultas de psico-oncologia (2057 até Outubro) e a adesão de 318 novos utentes.

Um gesto simples que faz a diferença

O impacto do cancro estende-se muito além da dimensão clínica, afectando profundamente a vida económica e emocional das famílias. Em muitos casos, o diagnóstico de um dos principais sustentos do agregado familiar leva ao esgotamento das economias domésticas. O contributo recolhido através do peditório anual é, por isso, fundamental para mitigar estas dificuldades e garantir a continuidade dos programas de apoio e investigação.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM