Penela recebe, hoje (03), pelas 14h30, no Auditório Municipal, uma peça de teatro dirigida às crianças, no sentido de alertar para os perigos relacionados com o uso do telemóvel durante a condução.
Esta é uma campanha de sensibilização e prevenção rodoviária em Portugal, desenvolvida pela Ascendi, em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), e intitulada “Patrulha Júnior ao serviço da população”.
“A campanha pretende sensibilizar os mais novos para a segurança rodoviária e para a prevenção de comportamentos de risco na estrada, criando as condições necessárias para garantir, a curto prazo, a divulgação da mensagem aos adultos através de um agente bastante persuasivo – as crianças – e, a longo prazo, gerações futuras de condutores mais responsáveis”, refere a Ascendi, em comunicado.
O uso de telemóvel durante a condução é um comportamento de risco que “tem sido apontado como uma das principais causas de acidentes rodoviários em Portugal”, adianta a empresa, sublinhando que a campanha envolve diversas autarquias ligadas à rede de autoestradas da Ascendi, nomeadamente Santa Maria da Feira, Estarreja, Lousada, Paços de Ferreira, Cabeceiras de Basto, Vouzela, Fornos de Algodres, Penela, Alvaiázere e Cascais (freguesia de Alcabideche).
Para passar a mensagem às crianças do 1.º ciclo das 10 autarquias envolvidas, será exibida uma peça de teatro desenvolvida para, “de uma forma simples e directa, capacitar as crianças dos perigos causados pela distracção do condutor com o telemóvel”.
“Para reforçar a importância da mensagem, as equipas da GNR e da PSP têm uma participação especial na peça de teatro”, realça o comunicado.
No final da peça, cada uma das crianças participantes será recrutada como agente da “Patrulha Júnior, com a atribuição do distintivo desta patrulha e a entrega do Manual do Bom Agente, de forma a sensibilizar os mais jovens para alertarem os adultos para o seu comportamento enquanto condutores”.
A exibição da peça entrou oficialmente em digressão em 14 de Novembro e vai terminar em 09 de Dezembro, com a pretensão de envolver, também, as comunidades locais e prevendo abranger directamente cerca de 5 000 crianças.
Até 12 de Janeiro de 2020, no âmbito da campanha, será realizado um concurso a nível nacional que fomente a criação de trabalhos sobre o tema “Segurança Rodoviária”, com o foco na mensagem passada pela peça de teatro.
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