COIMBRA,15 de Julho de 2024

Outubro Rosa: “Pequenos Passos, Grandes Gestos®” regressam a sete cidades (com áudio)

3 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Outubro Rosa: “Pequenos Passos, Grandes Gestos®” regressam a sete cidades (com áudio)

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) promove, este mês, a 13.ª edição das caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos®”, no âmbito do “Outubro Rosa” – mês de prevenção do cancro da mama. A cção terá lugar a 14 de Outubro, pelas 15h00, e decorre em simultâneo em sete cidades da região Centro.

Integradas no conjunto de iniciativas “Outubro Rosa”, as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos®” (PPGG) decorrem, em simultâneo, em sete cidades da região Centro. A acção é organizada pelas voluntárias do Movimento Vencer e Viver (MVV), também elas sobreviventes de cancro da mama, e terá lugar nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. As PPGG assumem-se, assim, como um movimento solidário que visa, por um lado, sensibilizar para prevenção do cancro da mama e, por outro, apoiar as mulheres a quem foi diagnosticada a doença.

Na sessão de apresentação pública da iniciativa – que decorreu, esta segunda-feira (2), na Ponte Pedro e Inês (Parque Verde do Mondego, em Coimbra) -, a secretária-geral da Direcção da LPCC.NRC, Natália Amaral, destacou a importância do diagnóstico precoce e do rastreio lembrando que este é realizado a “mulheres assintomáticas, ou seja, a mulheres que, à partida, não têm indícios da doença”.

Desde a sua primeira edição, em 2010, as caminhadas PPGG já contaram com a adesão de mais 120.000 participantes e permitiram angariar cerca de 700 mil euros, valor que possibilita a continuidade da missão da LPCC, nomeadamente através da aquisição de equipamentos essenciais para o diagnóstico do cancro da mama.

O apelo à participação nesta acção, mas também ao voluntariado na LPCC, foi deixado na sessão pelas três representantes da LPCC.NRC. Nas palavras da psicóloga e responsável da Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC, Sónia Silva, “quanto maior for a mancha rosa no dia 14 de Outubro maior será o impulso desta iniciativa que tem vindo a ter uma adesão crescente ao longo dos anos”.

Os locais de concentração para as caminhadas PPGG nas sete cidades da região Centro, bem como informações sobre as inscrições, podem ser consultadas em https://www.ligacontracancro.pt/ppgg/.

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. De acordo com os dados estatísticos mais recentes, é o cancro mais frequente em Portugal e em todo mundo. Em 2020, no nosso país, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de um em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA PORTUGAL (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento Vencer e Viver, promove a iniciativa “Outubro Rosa”, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a problemática do cancro de mama e da sua prevenção e de divulgar os serviços de apoio à mulher, familiares e cuidadores, que disponibiliza.

Recorde-se que, se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são, portanto, fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida.

Ouça aqui as declarações de Sónia Silva, responsável pela Unidade de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.

[Na foto, as representantes da LPCC.NRC: Estela Garcia, voluntária do MVV; Natália Amaral, secretária-geral da Direcção; Sónia Silva, psicóloga e responsável da Unidade de Voluntariado]

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM