COIMBRA,16 de Outubro de 2021

“Os Insectos e o Homem” é tema do congresso ibérico a partir de Coimbra

20 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: “Os Insectos e o Homem” é tema do congresso ibérico a partir de Coimbra

O XIX Congresso Ibérico de Entomologia decorre de 21 a 24 de Setembro, em Coimbra, e tem como tema “Os Insectos e o Homem” para discutir a diversidade destes organismos, as suas ameaças e possíveis benefícios para o Homem.

O evento é organizado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Entomologia.

O objectivo principal deste evento, que devido à situação pandémica foi adaptado para promover uma experiência segura, é a reunião e troca de conhecimento entre profissionais e amantes da Entomologia, “para assim se compreender o estado actual e criar sinergias para fazer a área progredir”. As vantagens do formato online, associadas ao menor impacto ambiental e menos custos para os participantes, permitiram atrair um elevado número de inscritos (mais de 400), que incluem participantes de toda a Península Ibérica e América Latina, muitos dos quais estudantes.

“Os Insetos e o Homem”, “Entomologia Agrícola & Florestal”, “Entomologia & Saúde”, ” Comunicação de Ciência (SCICOM) em Entomologia”, “Espécies Invasoras”, “Taxonomia, Sistemática & Evolução”, “Biodiversidade, Biogeografia & Conservação” e “Biologia & Ecologia” são os temas do congresso, que compreende palestras, workshops diversificados, comunicações orais e apresentações de posters. Para o congresso estão convidados vários oradores internacionais, com um foco Ibérico (ainda que não exclusivamente), especialistas nas temáticas em abordagem. A palestra inaugural, no dia 21, às 16h30, sobre “Controlo biológico de pragas agrícolas”, será proferida por Elisabete Figueiredo do Instituto Superior de Agronomia. Esta palestra, assim como a maioria das palestras plenárias, será transmitida em directo a partir de StreamYard para as redes sociais do Congresso (https://www.facebook.com/XIXCIECOIMBRA e http://tiny.cc/youtubeXIXCIE), permitindo que qualquer pessoa interessada possa assistir.

Associado ao XIX CIE, está ainda a decorrer, de 12 a 24, um Bioblitz Ibérico de insectos. Para participar basta registarem-se/entrarem no iNaturalist/ Biodiversity4All, aderir ao Projecto Bioblitz Ibérico de insectos e fotografar os insectos observados.

Todas as informações sobre o evento, incluindo programa, palestrantes convidados e temáticas debatidas, estão disponíveis em https://xixciecoimbra.wixsite.com/oficial.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM