COIMBRA,18 de Julho de 2024

Orquestra Clássica do Centro homenageia Alexandre Linhares Furtado

9 de Julho 2024 Rádio Regional do Centro: Orquestra Clássica do Centro homenageia Alexandre Linhares Furtado

No mesmo dia em que o homem pisou a Lua, a 20 de Julho de 1969, o Professor Doutor Alexandre Linhares Furtado realizou, em Coimbra, o primeiro transplante de órgãos vitais em Portugal (transplante de rim), lançando as bases de uma nova era na medicina portuguesa.

Para assinalar esse feito, no dia em que se comemoram 55 anos, a Orquestra Clássica do Centro vai realizar um Concerto de Homenagem ao Professor Alexandre Linhares de Castro, no próximo dia 20 de Julho (sábado), pelas 20h30, no Parque Verde do Mondego, junto ao Pavilhão Centro Portugal.

Esta será apenas a primeira das iniciativas a concretizar durante o ano, em reconhecimento da obra notável e única do Professor Alexandre Linhares Furtado, que colocou a cidade e o país no centro das atenções a nível mundial, e nos próximos dias será divulgada a constituição da Comissão de Honra desta Homenagem.

O programa do Concerto de Homenagem o próximo dia 20 inclui a actuação da Orquestra Clássica do Centro, com o tenor Marcelo Alexandre e a soprano Helena Castro. Em palco vão também estar o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, o Coro dos Pais e Encarregados de educação da EACMC, o Choral Poliphónico de Coimbra e o Coro do Conservatório Regional de Coimbra. A direcção musical está sob a orientação do maestro Henrique Constância.

A propósito da homenagem, a presidente da Direcção da Associação Orquestra Clássica do Centro cita Ludwig van Beethoven quando este escreveu “ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio: Daqui não passarás!”, para Emília Cabral Martins acrescentar que “o Prof. Alexandre Linhares Furtado é de facto um génio Sem Tempo, sem barreiras, sem fronteiras. Saibamos merecê-lo”.

Recorda-se, também, a propósito, o que já referiu o próprio Prof. Alexandre Linhares Furtado: “Na ciência procuram-se a um tempo novas aquisições e novos conceitos, mas o balanço final, não sendo seguramente o somatório aritmético de todas esta dinâmica permanente, resulta num alargamento impressionante dos horizontes, com infinitas potencialidades de exploração”.

Ainda sobre o homenageado, Levi Guerra, médico; Prof. Catedrático de Medicina, jubilado, da Universidade do Porto, declara que Alexandre Linhares Furtado “é, pelo que foi a sua vida, um herói da Medicina, de grande sabedoria e com fundos laivos de génio. Fica na História da Medicina Portuguesa com um nome entre os maiores”.

Para Celestino da Costa, Prof. Catedrático jubilado de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, “Linhares Furtado é o melhor cirurgião português que conheceu na minha época”.

Ficam também as palavras do falecido Dr. António Almeida Santos em relação a Alexandre Linhares Furtado: “Quando à inteligência se junta a sensibilidade e às duas essa forma de grandeza que dá pelo nome de solidariedade humana, o produto é um cidadão de referência, é um ser humano exemplar”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM