COIMBRA,13 de Abril de 2024

Orquestra Clássica do Centro apresenta novas obras

28 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: Orquestra Clássica do Centro apresenta novas obras

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai apresentar, no dia 13 de Novembro, no concerto que se realiza na Sé Nova em Coimbra, a estreia absoluta de duas obras.

“Este é o nosso contributo para premiar e divulgar novas criações e compositores. Queremos realçar o papel das mulheres compositoras e o seu papel na História da Música, sem esquecer a homenagem a Aristides Sousa Mendes e o que ele representa na problemática dos refugiados, na nossa História ainda recente, vítimas da(s) Guerra(s) ao longo do(s) tempo(s)”, salienta a Direcção da OCC.

O Encontro com os dois compositores Ana Seara e Rúben Dias, a quem a OCC encomendou estas obras, está marcado para o dia 11 de Novembro, no Pavilhão Centro de Portugal pelas 21h00. O tema é a ” arte de criar”.

No dia 13, a OCC realiza então, pelas 16h30, o concerto dedicado aos 250 anos de música portuguesa.

Com direcção do seu maestro titular Sergio Alapont e tendo como convidado especial o Quarteto Vintage, interpretará obras de compositores portugueses dos últimos 250 anos com destaque para os conimbricenses. Serão interpretadas obras de Carlos Seixas (Abertura in Ré Maior ), António Fragoso (Noturno) e Joly Braga Santos (Concerto para Orquestra de Cordas, Op.17)  para além de  duas estreias absolutas, encomenda da  Orquestra Clássica do Centro, dos compositores Ruben Dias e Ana Seara.  Ruben Dias inspirou-se  no Tema ” Refugiados”, dedicado a Aristides de Sousa Mendes no âmbito do projecto ” Nunca Esquecer”, apresentando “Há uma cidade […]”.  Um tema que pela sua actualidade foi escolhido para atribuição do Prémio de composição Francisco Martins 2022.  Ana Seara, natural de Coimbra, compôs para Quarteto de Clarinetes e Orquestra  “A benção como espada, a espada como benção! ” Uma estreia que assinala também o 21.º aniversário do Quarteto Vintage e da Orquestra Clássica do Centro.

A entrada é gratuita, não carece pré reserva sendo  limitada ao(s) espaço(s) existente(s).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM