COIMBRA,16 de Junho de 2024

Orquestra Clássica do Centro apresenta “A paixão pela dança” no Pavilhão Centro de Portugal

13 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Orquestra Clássica do Centro apresenta “A paixão pela dança” no Pavilhão Centro de Portugal

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) realiza hoje, dia 13 de Abril, pelas 21h30, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, o concerto “A paixão pela dança”, com direcção do seu maestro titular Sergio Alapont.

O programa inclui o “Concerto para Piano n.o 2” de Ludwig van Beethoven e obras de Webern – “Langsamer Satz de Webern”, de Poulenc – “Hoops, Ballet” e de Stravinsky – “Danses Concertantes”. O concerto em Coimbra terá a participação do pianista Rodrigo Teixeira, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2022, do qual a OCC é parceira, concurso em que um dos prémios é a
interpretação a solo de um concerto. Este espetáculo será gravado pela Antena 2.

A OCC leva o mesmo programa ao 17.o “Malta Spring Festival”, festival internacional que se realiza no próximo sábado, dia 15 de Abril, no Teatro Manoel em Valletta, Malta. Nesta actuação, a solista no “Concerto para Piano n.o 2” de Beethoven em Malta será Sofia Narmania. Ambos os concertos contarão com a participação de músicos do “Malta Spring Festival”.

Merece referência o facto de que o Teatro Manoel de La Valeta se deve à iniciativa do primeiro Grão-Mestre português da Ordem de Malta, D. António Manoel de Vilhena, nascido em Lisboa em 1633 e falecido em La Valeta em 12 de Dezembro de 1736, personalidade que marcou a política e o património da cidade de Valleta, Malta.

Para a Presidente da Direcção da OCC, Emília Martins, é uma honra realizar o concerto de encerramento deste prestigiado Festival Internacional, num dos espaços de referência de Malta, o Teatro Manoel em Valletta. “Este é sem dúvida um marco importante na vida e na História desta associação e a prova de que o seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente”, reconhece.

Segundo Emília Martins, a internacionalização tem sido uma opção estruturante desde a génese da OCC e tem-se concretizado, nomeadamente, na escolha do seu reportório ou nas actividades de cooperação que promove. “Continuamos a construir pontes culturais através da Música, que sabemos ser uma das Linguagens Universais, que permite aproximar povos, valorizando a diversidade e nela construindo simultaneamente unidade”, refere a responsável, a propósito da apresentação em Malta em 2023. Em Agosto dará continuidade à colaboração com o Festival Mascagni (Livorno) em Itália.

Recorde-se que a Orquestra Clássica do Centro conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra e da Direcção Geral das Artes e celebra actualmente 22 anos de actividade ininterrupta, desenvolvendo um programa diversificado onde privilegia o reportório clássico a par do diálogo musical com outras culturas e sonoridades.

A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva prévia no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra, todos os dias das 14h30 – 19h30, ou online através do link https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-
concerto-a-paixao-pela-danca-608616687897

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM