COIMBRA,2 de Dezembro de 2022

Ordem dos Médicos presta homenagem a Luís Januário, Luiz Miguel Santiago e Pio Abreu

14 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Ordem dos Médicos presta homenagem a Luís Januário, Luiz Miguel Santiago e Pio Abreu

Foram distinguidos os médicos Luís Carlos Januário dos Santos (Pediatria), Luiz Miguel de Mendonça Soares Santiago (Medicina Geral e Familiar) e José Luís Pio da Costa Abreu (Psiquiatria), médicos inscritos na Ordem dos Médicos do Centro, pela entrega e dedicação, profissionalismo e empenho, competência e notoriedade do trabalho realizado ao longo das suas carreiras.

A Ordem dos Médicos agraciou também Albino Armando Martins Parreira, Alexandra Boto Viana Fernandes Villa de Brito, António Marques da Silva, António Resina Rodrigues, Fernando Eduardo Barbosa Nolasco, Henrique Manuel da Silva Botelho, José Manuel Domingues Poças, Manuel Fernandes Pinheiro (a título póstumo), Manuel Gomes Afonso, Manuel Marçal Fontes Mendes Silva, Maria Augusta Portas Pereira, Margarida Maria Sancho da Silva Gonçalves Neto, Patrício Manuel Vieira Araújo Soares da Silva, Ulisses Saturnino Duarte de Brito, Vasco Rui da Gama Ribeiro. Ao todo, foram homenageados 18 médicos pela sua actividade e mérito pessoal, profissional, académico ou associativo. Esta distinção é atribuída, em cada congresso nacional da Ordem dos Médicos, a quem tenha contribuído de forma relevante para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade, identificando-se assim com os valores desde sempre defendidos pela Ordem dos Médicos.

“Estamos a distinguir as carreiras destes colegas e, neles, destacamos e fazemos uma sentida homenagem a todos os médicos. Estamos a homenagear quem personifica na perfeição o ‘Ser Médico’ e que tanto se dedicou e continua a dedicar aos seus doentes. São colegas extraordinários, de elevado mérito e reconhecida capacidade técnica, e que muito orgulham a Medicina Portuguesa”, sublinha o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Esta cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito da Ordem dos Médicos foi, mais uma vez, um momento marcante do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos cuja 25ª edição terminou, dia 11, no Espaço Vita, em Braga.

Destacamos, em seguida, algumas notas biográficas dos homenageados inscritos na região Centro.

· José Luís Pio da Costa Abreu – Doutorado em 1984 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, concluiu a licenciatura em 1969 e realizou estágio e Internato Geral em enfermarias de Medicina e Cirurgia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, interrompidos por incorporação militar compulsiva. Concluiu o internato da Especialidade na Clínica Psiquiátrica dos HUC em Janeiro de 1976. Chefe de Serviço dos HUC desde 1994, foi Coordenador e responsável pela Enfermaria de Mulheres (pavilhão de Celas) do Serviço de Psiquiatria dos HUC desde Outubro de 1986 até Junho 2013. Teve destacada carreira docente na FMUC, nas carreiras de Psiquiatria e de Introdução à Clínica. Foi membro do Colégio da Especialidade de Psiquiatria (de 2006 a 2020, tendo sido coordenador do Centro no triénio de 2012 a 2014). É Presidente do Conselho Sub-Regional de Coimbra da Ordem dos Médicos (triénio 2020-2022).

. Luís Carlos Januário dos Santos – Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra a 30 de Novembro de 1974, realizou o Internato Médico no Hospital Pediátrico de Coimbra e trabalhou na Unidade de Cuidados Intensivos neonatal e pediátrica e no serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra. Foi presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos e presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Foi director clínico eleito do Hospital Pediátrico de Coimbra nos anos de 1999-2002.

· Luiz Miguel de Mendonça Soares Santiago – Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a 26 de Julho de 1979. É especialista em Medicina Geral e Familiar desde 25 de Novembro de 1992, sendo Assistente Graduado Sénior. Mestre em Saúde Pública pela FMUC, em 2006, e Doutorado em Medicina pela Universidade de Coimbra em 2009. Membro Consultivo do Conselho Regional do Centro (nos triénios 2005-2007; 2008-2010; 2011-2013) e Coordenador do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar (triénio 2006-2008), sendo membro da Direcção do Colégio de MGF entre 2002 e 2009. Foi Professor Associado, com Agregação, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, antes, leccionado na Universidade da Beira Interior, entre 2011 a 2017. É membro do Conselho Superior da Ordem dos Médicos.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM