COIMBRA,5 de Dezembro de 2024

Ordem dos Médicos empenhada no repatriamento de sete médicos portugueses (com aúdio)

16 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: Ordem dos Médicos empenhada no repatriamento de sete médicos portugueses (com aúdio)

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), e Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), estão a envidar todos os esforços para trazer para Portugal os médicos retidos no Peru, desenvolvendo diligências no sentido de acautelar a sua integração num corredor humanitário através de Lima, a capital daquele país que enfrenta actualmente fortes restrições de circulação.

A Ordem dos Médicos manifesta solidariedade institucional e pessoal aos sete médicos recém-diplomados pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e, na sequência de todas as diligências efectuadas, foram remetidas cartas para sensibilizar as autoridades peruanas para agilizar o regresso destes médicos a Coimbra, com a maior celeridade possível.

“Os médicos supracitados são muito importantes para o regular funcionamento do Sistema Nacional de Saúde, especialmente em virtude da actual pressão sentida nas urgências dos hospitais portugueses, tanto devido ao grande afluxo de doentes, como à grave escassez de capital humano no SNS”, declara Miguel Guimarães.

“Numa altura em que o País entrou em estado de emergência com o consequente encerramento de aeroportos e outros com acesso limitado, a Ordem dos Médicos reforçou os seus contactos junto das entidades competentes para agilizar o repatriamento. Estes médicos são indispensáveis para integrar o Plano de Contingência de Inverno no Serviço Nacional de Saúde”, assume Carlos Cortes.

Face ao forte tumulto social e ao recrudescimento dos protestos naquele país da América Latina, a Ordem dos Médicos, também através do Departamento Internacional, continua a desenvolver a sua intervenção em articulação com as autoridades de modo a prestar todo o apoio necessário para ultrapassar estes acontecimentos no Peru.

Neste contexto excepcional, a Ordem dos Médicos está a aprofundar todos os contactos, quer no âmbito das relações institucionais do Fórum Ibero-Americano de Entidades Médicas (que agrega representantes de organizações médicas da América Latina, Caribe e da Península Ibérica), quer com as autoridades diplomáticas nacionais e europeias.

Ouça aqui as declarações em exclusivo à Rádio regional do Centro de Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do centro da Ordem dos Médicos.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM