A Ordem dos Médicos, através da sua Secção Regional do Centro (SRCOM), efectua este mês uma doação de equipamentos eléctricos em fim de vida ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, no âmbito da campanha nacional Projeto Quartel Electrão. A iniciativa surge na sequência do apelo da Associação Humanitária, ao qual a Ordem responde com empenho e reforçando o seu compromisso com causas ambientais e sociais.
O Projeto Quartel Electrão tem como objectivo transformar resíduos elétricos em benefícios directos para os corpos de bombeiros voluntários, seja sob a forma de contrapartidas financeiras ou através de novos equipamentos. Esta acção não só contribui para a melhoria das condições operacionais dos bombeiros, como também promove boas práticas ambientais junto da comunidade.
“Todos podemos fazer parte desta missão. A reciclagem de equipamentos eléctricos é uma forma concreta de apoiar quem está sempre na linha da frente — os nossos bombeiros voluntários. Este é um gesto solidário com os nossos heróis bombeiros e que, sublinhamos, tem também o enquadramento sustentável que a todos deve motivar,” destaca o Dr. Manuel Teixeira Veríssimo.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, com 136 anos de serviço à cidade, continua a desempenhar um papel essencial em situações de emergência, protecção civil e apoio aos mais vulneráveis. A campanha Quartel Electrão, que vai na sua 9ª edição, registou em 2024 o melhor desempenho desde a sua criação, com mais associações aderentes, maior volume de resíduos recolhidos e mais prémios atribuídos.
A edição de 2025 decorre até 30 de Novembro e todos os cidadãos são convidados a contribuir, entregando os seus equipamentos elétricos obsoletos nos quartéis aderentes. A Ordem dos Médicos do Centro continuará a fazer parte desta iniciativa, pugnando a que, cada gesto solidário, se transforme em impacto real em benefício dos bombeiros.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM