COIMBRA,2 de Dezembro de 2022

Ordem dos Médicos do Centro acolhe lançamento do livro “12 Dias em Outubro”

23 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Ordem dos Médicos do Centro acolhe lançamento do livro “12 Dias em Outubro”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolhe e promove no dia 26 de nNovembro (sábado), pelas 15h00, a sessão de lançamento do livro “12 Dias em Outubro”, da autoria do médico psiquiatra Luiz Canavarro, com chancela das Edições MinervaCoimbra.

A iniciativa vai contar com as seguintes intervenções:

· Dr.ª Lara Sutil | Coordenadora da USF Águeda+Saúde e Vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos

· Dr.ª Isabel de Carvalho Garcia | Editora da MinervaCoimbra

· Ten. Cel. Pil. Av. Brandão Ferreira

· Embaixador Francisco Falcão Machado

· Prof. Doutor Luiz Canavarro | Médico Psiquiatra e Autor da obra

A sessão vai decorrer na Sala Miguel Torga, na sede da SRCOM, em Coimbra (Avenida D. Afonso Henriques, 39).

 

# O livro:

“12 dias em Outubro” é uma sátira política. Segundo Brandão Ferreira, prefaciador da obra, esta ficção «(…) tem muito de real, e de uma realidade crua, temperada aqui e ali, de humor, muita ironia e algum sarcasmo (…). A figura principal do livro é, indisfarçadamente, o próprio autor, sempre acompanhado do seu “alter-ego”, um tal de capitão paraquedista, que fez a guerra em Moçambique, o que marcou profundamente o nosso protagonista e que perpassa toda a narrativa. A acção desenvolve-se em três fases distintas: uma primeira onde se situam os principais actores, em termos familiares, sociais e profissionais, tendo por pano de fundo a sociedade de um país real, não fictício, chamado Portugal (…). A narrativa é intensa; a leitura é fluida e agradável; o português é escorreito, sem pretensões de intelectualidade, fórmulas rebuscadas ou grafia elaborada. A escrita tem um fio condutor e dispõe de ritmo, sendo difícil querer parar de ler. O autor revela uma vasta experiência e conhecimento da vida, das coisas e dos homens (também das mulheres); revela uma cultura geral vasta, muito para além da Psiquiatria (que toca em numerosas áreas da actividade humana) e tem momentos de erudição. O trabalho está eivado de crítica social, da justiça e da política quanto baste (…)».

Sinopse: Um médico reputado, cidadão exemplar, modelo de civismo, pilar da sociedade, perde em pouco tempo a saúde, o melhor amigo, os filhos, a mulher e até o cão. A dignidade, a qualidade de vida, a liberdade de fazer ou de dizer e o dinheiro, o Estado se encarrega de lhos tirar. Então, passa-se! É possuído pelo fantasma de si próprio, décadas atrás, ,e realiza o sonho: saca ao Estado uns milhões, deixa para trás impostos, relatórios, hipotecas, coimas e notificações e vai gozar a reforma num paraíso tropical… E, afinal, é tão incrivelmente fácil…

# Nota biográfica do autor:

Luiz Canavarro (Luís Canavarro). “Nasceu em Viseu na primeira metade do século passado, mas reside em Coimbra há quase 50 anos. É médico psiquiatra e, com excepção de alguns meses nos Estados Unidos, onde estagiou e se doutorou, fez toda a sua vida profissional nesta cidade. É veterano da Guerra do Ultramar (Moçambique). Como primeiro ou único autor tem a seu crédito mais de 30 títulos em trabalhos científicos e vários livros publicados, nas áreas do romance, conto e ensaio. Realizou conferências ou apresentou comunicações em lugares tão diversos como os Estados Unidos, Brasil, Grécia, Reino Unido, China, Hungria, Cuba e, naturalmente Portugal. Recebeu prémios de pintura, fotografia e poesia. Praticou vela, paraquedismo, mergulho, automobilismo (rally), natação, karaté, caça e pesca. Dedica-se também à culinária, enologia, conservação do património, energias alternativas e mineralogia”. Escreve segundo o anterior Acordo Ortográfico.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM