COIMBRA,2 de Agosto de 2021

Ordem dos Médicos destaca posição cimeira de Portugal na transplantação

20 de Julho 2021 Rádio Regional do Centro: Ordem dos Médicos destaca posição cimeira de Portugal na transplantação

Depois de um ano particularmente difícil, com a pandemia a traduzir-se em grandes quebras de actividade em várias áreas da saúde, o número de transplantes está já em franca recuperação, com uma subida de 19% no primeiro semestre de 2021, em relação ao período homólogo de 2020. Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, a Ordem dos Médicos destaca a posição cimeira de Portugal nesta importante área da medicina.

“Em 2020, Portugal ocupa um lugar que nos orgulha a nível internacional, surgindo em 11o no topo mundial do número total de transplantes por milhão de habitantes, e no caso específico dos transplantes hepáticos ocupamos mesmo a 6a posição. Se olharmos para a colheita de órgãos de dadores falecidos por milhão de habitantes, o nosso país ocupa o 4o lugar a nível mundial”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos, que lembra como o país foi pioneiro neste campo, nomeadamente com a criação do Registo Nacional de Não-Dadores (RENNDA).

“Neste dia especial e perante os dados divulgados, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, as equipas coordenadoras e as equipas de colheita e de transplante de órgãos estão de parabéns, honrando a medicina portuguesa e tornando-a num exemplo além fronteiras”, reforça Miguel Guimarães.

O bastonário apela a que “a atividade no terreno seja coordenada de forma criteriosa, para que seja possível aumentar o número de transplantes com sucesso, o que está também intimamente relacionado com a disponibilidade de camas de cuidados intensivos para estes doentes, que necessitam de cuidados altamente diferenciados”. “A pandemia vai continuar a trazer-nos grandes desafios, nomeadamente em termos daquilo que são as sequelas pós-Covid-19, e também aqui os transplantes podem ter um papel a desempenhar”, reforça o bastonário.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM