COIMBRA,24 de Setembro de 2025

Ordem dos Enfermeiros promove literacia em saúde em Coimbra

22 de Setembro 2025 Rádio Regional do Centro: Ordem dos Enfermeiros promove literacia em saúde em Coimbra

A Câmara de Coimbra vota, segunda-feira, a celebração de um protocolo de cooperação com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

O acordo visa potenciar recursos e competências de ambas as instituições, dinamizar acções de literacia em saúde e promover o bem-estar da população, em linha com os objectivos da Estratégia Municipal de Saúde (EMS).

A colaboração entre as duas entidades assenta no desenvolvimento conjunto de actividades de promoção da saúde e prevenção da doença, com impacto local e regional.

No âmbito desta parceria, o Município compromete-se a disponibilizar, gratuitamente e mediante disponibilidade, as suas instalações e equipamentos para a realização de até duas actividades anuais organizadas pela Ordem com interesse municipal. Por sua vez, a Ordem dos Enfermeiros assegura a disponibilização dos seus recursos humanos e técnicos para apoio aos projectos desenvolvidos em parceria.

Entre as acções previstas, destacam-se o seminário “Não Vais Estar Sozinho”, destinado a estudantes finalistas de Enfermagem, com foco na transição para o mercado de trabalho, e o “Encontro de Investigação e Inovação”, que promove a prática clínica baseada na evidência e a partilha de conhecimento científico entre profissionais de saúde.

Estão também previstas iniciativas como o projecto “Salvar Vidas”, que pretende capacitar alunos do ensino básico e secundário em suporte básico de vida, e formações em primeira ajuda em saúde mental, dirigidas a estudantes e colaboradores.

Este protocolo enquadra-se no Eixo 5 da Estratégia Municipal de Saúde – Educação e Literacia para a Saúde, que visa capacitar crianças, jovens e adultos para tomar decisões informadas sobre a sua saúde e bem-estar. A promoção da literacia em saúde é reconhecida como um factor essencial para melhorar os resultados clínicos, reduzir comportamentos de risco e promover a autonomia individual.

O documento agora em apreciação tem a duração de um ano, renovando-se automaticamente por iguais períodos, salvo denúncia por qualquer das partes com a antecedência mínima de seis meses.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM