COIMBRA,5 de Março de 2024

Oliveira do Hospital inaugurou Centro de Recolha Animal

13 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Oliveira do Hospital inaugurou Centro de Recolha Animal

No passado dia 9 de Janeiro, o Município de Oliveira do Hospital inaugurou o novo Centro de Recolha Oficial Animal (CROA), um espaço dedicado ao acolhimento, bem-estar e adopção responsável de animais, garantindo também a segurança das populações. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, realçou a modernidade das instalações do novo CROA, considerando-o um dos mais avançados da região. Este investimento, no valor de aproximadamente 140 mil euros, foi financiado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que contribuiu com cerca de 37 mil euros.

Durante a cerimónia, o presidente destacou que o CROA faz parte de um projecto maior de valorização e ordenamento da Zona Industrial da cidade. Paralelamente à inauguração do CROA, está em curso a requalificação do espaço envolvente aos Estaleiros Municipais, com a construção do futuro Centro Municipal de Protecção Civil, num investimento superior a 900 mil euros.

Com a lotação esgotada no dia da inauguração, o presidente do município destacou a importância do controlo da população animal, bem como a defesa de uma política de bem-estar dos animais e promoção da saúde pública.

José Carlos Alexandrino, presidente da Assembleia Municipal e deputado da Assembleia da República, salientou que o CROA é a concretização de um sonho do antigo executivo, relembrando o tempo em que Oliveira do Hospital não possuía uma estrutura para a recolha de animais.

O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, elogiou a iniciativa, destacando a importância de resolver problemas concretos relacionados com animais de companhia.

O CROA de Oliveira do Hospital, situado na Zona Industrial, junto aos Serviços Municipais, acolheu 213 animais em 2023, dos quais 126 foram adoptados. O espaço, aberto à visitação, desenvolve campanhas de promoção de voluntariado e de adopção responsável, contribuindo para a modernização e valorização do concelho.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM