COIMBRA,5 de Março de 2024

Oftalmologista António Travassos fala sobre saúde e humanização

16 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Oftalmologista António Travassos fala sobre saúde e humanização

“Há saúde sem humanização?” – é a esta pergunta que, este sábado, dia 16, às 17h00, no Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, vai responder o médico oftalmologista António Travassos.

Na sessão que encerra o ano de 2023 do ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, este é o tema fundamental que estará no centro da conversa, com entrada livre.

Hoje, há muito empenho em sustentar o termo humanizar, qualificam-se as relações e valorizam-se os cuidados, para que não sejam meras operações técnicas e tecnológicas. Mas, desmaterializar a tecnologia vai ajudar a humanizar o outro? E se essa mesma tecnologia nos salvar da doença, não estamos também a humanizar? Se o não fizermos estaremos a desprezar o outro, a ocultar as capacidades que hoje temos disponíveis para chegarmos mais perto daquilo que todos e cada um de nós quer: não sofrer.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, António Travassos é especialista em Oftalmologia. Exerceu funções nos HUC e saiu do Serviço Nacional de Saúde, instituição que, assegura, “muito respeita e defende”, para criar o Centro Cirúrgico de Coimbra, de que é presidente do Conselho de Administração. Com competências na área da retina e vítreo, é a luta contra a cegueira curável que lhe provoca “a inquietação necessária à reinvenção”. Assume que “o melhor diagnóstico consiste em ver o que todos viram e pensar o que ainda ninguém tinha pensado”.

Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, mas nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022 foi retomado em Fevereiro e prossegue. Um sábado por mês, um médico da instituição de saúde ou convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM