O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra ((OGAUC) está a receber, até 15 de Janeiro, propostas de actividades para assinalar os 100 anos do espectro-heliógrafo.
Um espectro-heliógrafo (ou espetroheliografo) é um instrumento que faz observações solares e combina essas observações com a fotografia. Através do registo da imagem, permite o estudo de diferentes camadas da atmosfera solar. Desde 1926 que o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) tem esta “máquina fotográfica do Sol”.
Durante décadas tem sido possível ver eclipses, estudar filamentos ou manchas solares que se tornam visíveis nas fotografias. É ainda possível a “observação sistemática do Sol em comprimentos de onda específicos, contribuindo para o estudo da cromosfera solar, da atividade magnética e de fenómenos solares com impacto na Terra”, adianta o director do OGAUC, Ricardo Gafeira.
Em 2026, o espectro-heliógrafo do OGAUC cumpre 100 anos de observação contínua e, para assinalar a data, o Observatório chama a comunidade a fazer parte da festa.
Fábio Monteiro, também do OGAUC, conta que “são 100 anos de registos o que equivale a mais de 20 mil observações”. Nos dias que correm, o espectro-heliógrafo da UC ainda tem um papel muito importante enquanto instrumento de investigação científica nos dias de hoje”.
Os 100 anos são um marco que não pode passar sem ser visto.”A celebração do centenário do espectro-heliógrafo de Coimbra constitui uma oportunidade para valorizar este legado, promover a memória científica e aproximar a comunidade académica e o público em geral da história da ciência feita no OGAUC”, defende Ricardo Gafeira.
Até 15 de Janeiro, o OGAUC está a receber propostas de actividades relacionadas com o Centenário do Espectro-heliógrafo da Universidade de Coimbra.
Qualquer pessoa pode fazer uma proposta. “Estamos à procura de novas formas de interpretar o instrumento e a ciência que se produz aqui no Observatório”, explica Fábio Monteiro. Também Ricardo Gafeira acrescenta que “as candidaturas visam apoiar ideias inovadoras, como exposições, oficinas, palestras, actividades educativas ou projectos artísticos, que contribuam para divulgar o valor histórico e científico do instrumento e do Observatório”.
O formulário para apresentar propostas está disponível em formato online em https://forms.office.com/e/AYgwbHetgk
Foto: UC | Marta Costa
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM