COIMBRA,15 de Julho de 2024

‘Observação da Terra para os Municípios’ na Pampilhosa da Serra marca 10 anos da CIM-RC

21 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: ‘Observação da Terra para os Municípios’ na Pampilhosa da Serra marca 10 anos da CIM-RC

No próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 10h00, o Auditório Municipal de Pampilhosa da Serra acolhe a sessão “Observação da Terra para os Municípios”. Organizado pela Agência Espacial Portuguesa, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), o Centro de Competências Geoespaciais (CGEO) e a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, o evento pretende promover um espaço de diálogo, debates e apresentações de casos práticos sobre a aplicação de dados de satélite no planeamento e gestão municipal.

Esta iniciativa, integrada nas celebrações do 10.º aniversário da CIM-RC, é gratuita e aberta ao público, requerendo, no entanto, inscrição obrigatória até ao dia 31 de Janeiro.

Carolina Sá, gestora de projectos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa, destaca o objectivo de discutir as necessidades das instituições locais, divulgando simultaneamente o potencial da Observação da Terra na procura de soluções. Na sessão pretende-se compreender obstáculos e apresentar oportunidades, assegurando que todos os municípios, independentemente da sua localização, tenham acesso às informações recolhidas pelas tecnologias espaciais.

Jorge Brito, secretário executivo da CIM-RC, enfatiza a importância do evento para a região de Coimbra, sublinhando que o recurso a informações e tecnologias espaciais se tornou essencial nas decisões de planeamento do território, especialmente em situações críticas como os incêndios florestais.

A sessão terá início às 10h00, com um painel sobre o papel da Observação da Terra nos municípios, abrangendo temas como o programa Copernicus, cidades inteligentes e desafios do uso de imagens de satélite. A manhã incluirá ainda apresentações de casos práticos sobre gestão florestal e urbana, monitorização da poluição e infra-estruturas.

Durante o almoço, uma sessão de matchmaking facilitará a troca de contactos, conhecimentos e experiências. Na parte da tarde, destaca-se uma mesa-redonda sobre “A Inovação nos Municípios: acesso aos dados e novas aplicações”, seguida de um fórum de discussão com a audiência.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM