COIMBRA,18 de Abril de 2024

Obras dos Caminhos Fátima/Santiago condicionam trânsito em Cernache e Antanhol

2 de Março 2021 Rádio Regional do Centro: Obras dos Caminhos Fátima/Santiago condicionam trânsito em Cernache e Antanhol

A empreitada de requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago, no troço entre Cernache e Antanhol, no concelho de Coimbra, já se iniciou e está a obrigar a algum condicionamento no trânsito.

A circulação na Estrada da Ponte e na Rua da Fonte Velha vai-se manter nos dois sentidos e o trânsito será regulado por semáforos, durante o horário dos trabalhos, das 08h00 às 18h30, pela necessidade de ocupar a via com equipamentos e veículos. A velocidade será reduzida para 30 km/hora e acredita-se que esta situação seja previsível até Junho.

Esta intervenção passa pelo alargamento das bermas e construção de alguns passeios, o que obriga a obras complementares, tais como a instalação de rede de drenagens pluviais, a construção de muros de suporte, a colocação de guardas metálicas e balizas retrorrefletoras, a criação de passadeiras e a pintura de marcações rodoviárias.

O investimento global da autarquia nesta intervenção de melhoramento da mobilidade pedonal é superior a 558 000 euros, uma vez que a primeira intervenção de identificação e sinalização dos caminhos, concluída em Março de 2018, foi realizada no centro da cidade e representou um investimento de 121 356 euros (IVA incluído).

O projecto tem como objectivo a identificação e sinalização dos percursos para caminhantes que se dirigem a pé a Fátima e a Santiago de Compostela, procurando sempre, por razões de segurança e comodidade, evitar as estradas principais e optar por estradas secundárias ou, preferencialmente, caminhos pedonais. A direcção de Fátima está indicada por setas azuis e a direcção de Santiago por setas amarelas.

A norte, até ao limite do concelho de Coimbra, os caminhos já se encontram devidamente sinalizados, pretendendo-se agora identificar, sinalizar e melhorar o troço entre a Adémia e o Bolão, onde se situa o Centro Municipal de Apoio ao Caminhante, e o troço em Cernache/Antanhol.

A intervenção a realizar no troço entre a Adémia e o Bolão, que segue junto à Estrada do Campo, passa pela limpeza, alargamento e pavimentação das bermas, colocação de balizas retrorrefletoras e marcadores solares autónomos. Uma melhoria que motivará a passagem dos caminhantes pelo Centro Municipal de Apoio ao Caminhante, inaugurado em 2017.

Manuel Machado, presidente da CM de Coimbra já havia defendido publicamente a classificação dos caminhos portugueses da peregrinação a Santiago de Compostela como Património da Humanidade, devendo para tal a sua certificação ser concluída. O também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses sublinhou que a aposta nos caminhos de Santiago deve contribuir para “o desenvolvimento económico, social e cultural” dos territórios.

Jornal Campeão das Províncias 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM