COIMBRA,21 de Abril de 2025

Obras de mais de 10 milhões arrancam na Escola Eugénio de Castro em Coimbra

23 de Janeiro 2025 Rádio Regional do Centro: Obras de mais de 10 milhões arrancam na Escola Eugénio de Castro em Coimbra

A empreitada de requalificação da escola Eugénio de Castro, em Coimbra, vai custar mais de 10 milhões de euros e deverá estar concluída no final do primeiro semestre de 2025, prometendo acabar com os problemas térmicos daquele estabelecimento.

A empreitada, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com um prazo de execução de ano e meio, foi consignada esta quinta-feira, numa cerimónia que decorreu na Escola Eugénio de Castro.

“É um dia muito feliz”, disse a vereadora da Câmara de Coimbra com a pasta da educação, Ana Cortez Vaz, recordando que a escola estava “bastante degradada” e nunca tinha sofrido obras de fundo nos seus mais de 50 anos de história.

A arquitecta da Câmara Teresa Freitas explicou que o projecto de requalificação prevê manter a imagem de marca da escola, com betão e tijolo vermelho à vista, numa “intervenção discreta” que tem como objectivo maior resolver a falta de conforto térmico, o seu “principal problema”.

A escola “só tem duas estações”, notou, referindo que o projecto prevê maior conforto térmico, menores consumos de energia e instalação de painéis fotovoltaicos, bombas de calor e ar condicionado.

O projecto contempla também uma adaptação da escola na área das competências digitais, melhorias nas acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzir, cobertura dos pátios interiores dos blocos e um “aspecto renovado e contemporâneo” das suas fachadas.

A criação de uma horta, a construção de quatro blocos junto ao pavilhão polidesportivo e a cobertura do campo de jogos serão outras das intervenções previstas.

“Este era um desejo de muitos anos, de que houvesse obras na escola e nunca foi possível, por um ou outro motivo”, afirmou o director do Agrupamento de Escolas da Eugénio de Castro, António Couceiro, recordando que as manhãs de Inverno são “terríveis” para os alunos e que no Verão está demasiado calor nas salas.

Para o responsável, “é um orgulho muito grande, 14 anos depois de tomar posse”, ver a empreitada avançar. Também a associação de pais se congratulou com o avançar das obras.

“Quem quer obras, merece sempre uma salva de palmas”, gracejou o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, referindo que serão 540 dias (o prazo de execução) de “transtorno, mas um transtorno bem-vindo”.

De acordo com o autarca, “não há progresso sem obras e não há obras sem transtorno”, considerando que “a única forma de Coimbra dar o salto para o futuro é através das obras que estão a decorrer”.

José Manuel Silva afirmou ainda que o Executivo quer continuar a trabalhar na reabilitação do parque escolar de Coimbra, recordando que recentemente foi aprovado o anteprojecto para a Escola José Falcão, outro estabelecimento que há muito reclama obras de fundo.

A empreita de reabilitação da Escola Eugénio de Castro vai decorrer em duas fases, com a instalação de contentores provisórios junto ao pavilhão polidesportivo.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM