COIMBRA,8 de Maio de 2021

Obras da Rua do Futuro avançam e criam “nova centralidade” em Almalaguês

4 de Maio 2021 Rádio Regional do Centro: Obras da Rua do Futuro avançam e criam “nova centralidade” em Almalaguês

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, consignou na manhã de ontem (03) a construção da Rua do Futuro, uma “obra de grande importância para a organização do território de Almalaguês”, salientou.

A empreitada representa um investimento superior a 220 mil euros, que vai ser executado pela firma Construções Castanheira Joaquim, Lda., que venceu o concurso público.

Manuel Machado, ladeado pelo presidente da Junta de Freguesia, António Coelho, pela presidente da Assembleia de Freguesia, Catarina Santos, pelos vereadores Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, por técnicos municipais e por muitos populares e autarcas, destacou que esta uma obra vai “criar uma nova centralidade para Almalaguês”.

O autarca recordou que esta é uma ambição antiga das autarquias e da população, que remonta à década de 80, mas que foi possível agora “chegar a acordo com os proprietários” dos terrenos. Para Manuel Machado, esta “vai ser uma ligação de grande utilidade para todos, os que passeiem a pé, os que se desloquem com o trator, de carro ou de bicicleta”.

A concretização da Rua do Futuro vai ajudar ao escoamento do trânsito automóvel do interior da localidade, facilitando o acesso à Casa Mortuária, às instalações do Instituto de Almalaguês, às povoações de Rio de Galinhas e de Monforte e ao nó de acesso à A13.
Embora parte do arruamento já esteja concluído, nunca foi possível concretizar a sua ligação à Rua da Estrada Nova, mesmo em frente à sede da Junta de Freguesia, pela dificuldade de aquisição dos terrenos.

Esses constrangimentos foram ultrapassados recentemente, os proprietários aceitaram vender as respetivas parcelas, a autarquia adquiriu os terrenos por cerca de 13.000 euros, elaborou um projeto de execução, lançou o concurso público e a obra inicia-se hoje, de forma a concluir o projecto.

O presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, congratulou-se com o avanço desta obra e pediu compreensão à população durante o decorrer dos trabalhos, que provocam sempre alguns constrangimentos.

Este projeto contempla trabalhos de terraplanagem, drenagem pluvial e residual, pavimentação, incluindo a reposição do tapete betuminoso no troço já existente da rua, instalação de iluminação pública, infraestruturas para telecomunicações e execução de muros. Já na Rua da Estrada Nova, em direcção à Rua Principal, serão demolidas as valetas e as bermas em betão, bem como as rampas para as entradas nos logradouros e substituídas por valetas espraiadas. Sob as bermas serão colocados coletores associados a sumidouros para permitir a drenagem das águas pluviais. Nesta zona será ainda fresado o pavimento betuminoso e colocada nova camada de desgaste.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM