COIMBRA,18 de Julho de 2024

“O Vislumbre de um Império” é já este fim de semana em Condeixa

14 de Junho 2024 Rádio Regional do Centro: “O Vislumbre de um Império” é já este fim de semana em Condeixa

“O Vislumbre de um Império”, reconhecido como um dos maiores eventos nacionais dedicado ao período romano, regressa este fim de semana a Condeixa, lugar onde se encontra um dos maiores tesouros nacionais do antigo Império, as Ruínas de Conímbriga e um dos mais modernos museus temáticos europeus, o Museu PO.RO.S.
O evento promete transformar Conímbriga numa máquina do tempo, onde, através de trajes, adereços, espetáculos, danças tradicionais e batalhas épicas, os visitantes são convidados a experimentar a atmosfera vibrante da Roma antiga.
“Esta interação direta com o passado oferece uma aprendizagem rica e sensorial, fazendo com que a história deixe de ser apenas matéria de livros para se tornar uma experiência tangível. A comunidade de Condeixa, com o seu espírito colaborativo, desempenha um papel fundamental neste evento. Associações, comerciantes e diversos agentes económicos juntam-se numa celebração que transcende o tempo, promovendo a união e a partilha”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
São esperados cerca de 10 mil visitantes nos dois dias do evento, considerado “estruturante para a afirmação da nossa identidade cultural” e que representa, além do mais, “uma oportunidade para dinamizar o nosso maior ativo patrimonial, com grande potencial turístico, impulsionando o desenvolvimento económico do concelho e da região”, acrescenta o edil.
Trata-se de um dos eventos mais marcantes do calendário cultural de Condeixa, em que se destaca a grandiosidade da civilização romana que deixou marcas profundas no território.
Esta edição de 2024 d’ “O Vislumbre de um Império” está centrada em torno da inauguração das vias pavimentadas na região, datada de 275 d.C. (reinado de Tácito).
Abordando a temática, Vítor Dias, director do Museu Nacional de Conimbriga cita Virgílio Hipólito Correia na obra “Roteiro breve das ruínas e museu” para destacar a importância estrutural de Condeixa na época romana: “Os Romanos fizeram das vias de circulação o esqueleto do seu Império, tendo desenvolvido extraordinariamente a técnica e a engenharia da sua construção, que se devia frequentemente às próprias legiões. Conimbriga situa-se num ponto privilegiado onde quase se tocavam as duas principais variantes do itinerário que ligava Olisipo a Bracara”.
Da programação prevista para o fim de semana do evento, que arranca este sábado às 16h00 nas Ruínas de Conímbriga, destaque-se “Les Fils de Drako”, à meia-noite, um espetáculo de fogo que mergulha no imaginário romano, onde o poder e a magia dos dragões dominam a cena, e no domingo, “Inauguralis” (19h00), uma coprodução entre duas prestigiadas companhias de espetáculos históricos portuguesas, cuja narrativa se centra numa ocasião bem documentada que ocorreu em Conimbriga, no ano 275 d.C., durante o reinado do imperador Tácito: a inauguração das vias pavimentadas na região, celebrada com toda a pompa e circunstância.
Destaque ainda para o espectáculo histórico de fogo “Policeno de Eira-Vedra” (sábado, 22h00) que retrata a vida de um gladiador e para “Munera Gladiatoria”, um espetáculo histórico que mergulha nas origens dos combates entre gladiadores.
Também não deve perder outros três momentos de recriação histórica, o “Rito Fundacional de Uma Cidade de Roma” (sábado, às 16h30, com repetição domingo às 16h00), “Solstitium” (sábado às 19h00; domingo às 17h30) e “Honesta Missio” (sábado às 20h30; domingo às 19h30).

Além de visitas guiadas às Ruínas de Conímbriga, há ainda espectáculos pensados para o público infantojuvenil, nomeadamente a peça de teatro “Gladiadora – Amazona e Achillea” (domingo, 18 horas) que retrata a vida das gladiadoras, frequentemente chamadas de ludia nos textos antigos, e “Bambolas” (domingo, 16h30 e 18h30), um espectáculo infantil que transporta o público para o mundo encantado das bonecas de brincar e objectos de culto da Roma Antiga.
Para toda a família aconselha-se “Impusturitus” (sábado 19h30 e 21h30; domingo 17h30 e 19h30), um espectáculo que celebra a música e o teatro como parte integrante do quotidiano e da cultura romana.
Nota ainda para a peça de comédia togata “Patrício da Charnecum” (sábado, 22h30 e domingo, 17h00), inspirada na tradição romana de teatro caracterizada pelo uso da toga, a vestimenta típica da época.
O evento “O Vislumbre de um Império” toma conta das Urbanizações Nova Conimbriga I e II, em Condeixa, no domingo de manhã com o Cortejo Triumphalis, a partir das 11h00.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM