É já no próximo sábado, 14 de setembro, às 21h30, que o Terreiro do Paço, em Ançã, vai ser palco de ‘O Enredo’, produção cénica em torno da figura de Sesnando Davides, governador de Coimbra na época moçárabe e figura marcante na preservação da paz e da coexistência de vários povos com religiões e crenças diferentes nas margens do Mondego.
De entrada livre, o espetáculo faz parte da programação da ‘Coimbra Região de Cultura’, promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC), e é apresentado em Ançã com o apoio do Município de Cantanhede. O projeto foi desenvolvido pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, parceria de municípios que visa “dignificar a história e criar a partir do património histórico e cultural um produto turístico de excelência, assente na valorização da Linha Defensiva do Mondego e na mobilização de parceiros para a criação de dinâmicas conjuntas”.
O cenário de ‘O Enredo’ é o rio Mondego, elemento estruturante das dinâmicas sociais que se desenrolaram nos territórios confinantes e que, em função disso, assume um papel relevante na narrativa sobre acontecimentos históricos dramatizados através da conjugação de várias formas de expressão artística, nomeadamente o teatro, a música, a dança e as artes circenses. Sob a direção artística de André Varandas, em palco vão estar atores que representam cada um dos municípios da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, aos quais se juntam elementos de diversas coletividades do concelho de Cantanhede. Promover a participação de intervenientes locais foi aliás uma das preocupações subjacentes à conceção deste espetáculo que visa também fomentar o intercâmbio entre agentes culturais de diversos concelhos, de acordo com a filosofia que preside à ‘Coimbra Região de Cultura’, programação que contempla mais de 150 iniciativas culturais nos 19 municípios que integram a CIM RC.
Teatro, música e dança são algumas das áreas de produção artística a apresentar, preferencialmente em espaços patrimoniais ou museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo assim a valorização turística do património da região.
‘Coimbra Região de Cultura’ é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM